CuriosidadeCiênciasEntenda as Marés

Entenda as Marés

Img Mobile - Entenda as Marés
Img - Entenda as Marés




As máres são o movimento periódico de elevação e declíneo das águas do mar devido às forças atração gravitacional do Lua e do Sol. A superfície da Terra é constituída de parte sólida que chamamos crosta terrestre e uma parte líquida, rios, mares, etc. A região do nosso planeta que está mais próxima da Lua e do Sol sofrerá uma força maior, com isso a água será "puxada" mais fortemente que a crosta, formando uma protuberância de água nessa região.

Para entender a formação das máres observe a figura acima que representa a Lua em seu movimento em torno da Terra. A água do mar, em A, está mais próxima da Lua, sendo, então, atraída por ela por uma força maior do que nos demais pontos. Por isso essa água sofre uma elevação neste ponto, dando origem a uma maré alta na posição A. No ponto C, oposto, a força gravitacional da Lua sobre a água é menor do que nos outros pontos. Então, em C, por inércia, a água tende a se afastar da Terra, dando origem neste ponto também a uma maré alta. Nos pontos B e D o nível do mar é mais baixo à altura média, dando origem à maré baixa nesses pontos.

A atração gravitacional do Sol provoca um efeito semelhante nas águas do mar, se sobrepondo ao efeito produzido pela Lua. Por isto, quando o Sol, a Lua e a Terra estão alinhados, são observadas marés mais elevadas, pois nesta situação os efeitos se somam.

À medida que a Terra gira em torno de seu eixo, as marés alta e baixa se sucedem numa dada região.

Fonte:
Sala de Fisica





Img - Entenda as Marés
+ Sobre essa Curiosidade: Oceano Órbita Gravidade
Comentários:

Curiosidades Relevantes