CuriosidadeCiênciasEstados Unidos registram 15 casos de peste bubônica em 2015

Estados Unidos registram 15 casos de peste bubônica em 2015

Img Mobile - Estados Unidos registram 15 casos de peste bubônica em 2015
Img - Estados Unidos registram 15 casos de peste bubônica em 2015




A peste bubônica, também conhecida como peste negra, foi a causadora da morte de 50 milhões de pessoas na Europa e na África no período da Idade Média. Considerada uma doença agressiva e que foi capaz de dizimar metade da população europeia, a peste está de volta, tendo sido diagnosticada em 15 pessoas nos Estados Unidos em 2015.

Dos casos registrados no país neste ano, 4 pessoas já morreram. A peste bubônica é transmitida por pulgas, e hoje apresenta boas chances de tratamento, graças aos avanços da medicina.

Com uma taxa de mortalidade que gira em torno de 30% a 60%, a peste exige um tratamento rápido com antibióticos. O diagnóstico precoce é muito importante para a cura.

Nos Estados Unidos, os casos costumam ser mais frequentes durante o verão. As pulgas dos cães, dos furões e de outros animais podem causar a doença. A prevenção é feita com o uso de produtos específicos contra picadas de pulga.

Em 2015, os casos relatados aconteceram nos Estados do Novo México, Arizona, Califórnia e Colorado. Na Europa, a última pandemia da Grande Praga aconteceu em Londres, no ano de 1665. China e Índia também enfrentaram pandemias da doença no século XIX.

A peste é considerada uma doença endêmica em regiões como Madagascar, República Democrática do Congo e Peru. O número de ocorrências não é alto, ficando numa média de 7 registros da doença por ano em todo o século XXI (até o momento).

Causador da Peste Negra


A peste negra é causada por uma bactéria chamada de Yersinia pestis. Essa bactéria entrou nos Estados Unidos em 1900, por causa da chegada de navios infestados de ratos contaminados.

O último grande surto urbano da praga nos Estados Unidos aconteceu em Los Angeles, em 1925.

A peste afeta os nódulos linfáticos dos seres humanos e pode provocar gangrena. Os sintomas só aparecem depois de 7 dias da contaminação, e podem ser confundidos com uma gripe. É preciso fazer um teste laboratorial para confirmar o diagnóstico.





Img - Estados Unidos registram 15 casos de peste bubônica em 2015
+ Sobre essa Curiosidade: Saúde Doença Estados Unidos
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Existe Vida em Outros Pontos do Universo
  • Qual o mês que mais nasce bebês no Brasil e no Mundo?
  • O Fruto Mais Light do Mundo
  • Cientistas criam camisinha que mata o vírus da AIDS
  • Pesquisa aponta que românticos do Facebook são considerados chatos
  • Auroras Polares
  • Por que a maioria das pessoas é destra?
  • O mistério do Corpo Incorrupto

Você Sabia?

O isqueiro foi inventado antes do fósforo.