CuriosidadeCiênciasEstresse altera o cérebro das crianças

Estresse altera o cérebro das crianças

Img Mobile - Estresse altera o cérebro das crianças
Img - Estresse altera o cérebro das crianças




Um estresse intenso e duradouro pode desferir um golpe terrível em crianças, dizem os pesquisadores que descobriram que uma área do cérebro ligada à memória é reduzida nas crianças que sofrem estresse crônico em comparação com crianças mais tranquilas.

As diferenças no cérebro também deram luz a capacidade cognitiva, e mostraram como essas crianças com vida altamente estressantes têm desempenho pior do que outras crianças em testes de memória. As crianças altamente estressadas ??também tiveram mais problemas com testes de memória de curto prazo, incluindo tarefas como encontrar um token em uma série de caixas, disseram os pesquisadores.

"Todas as famílias experimentam algum stress, por isso, é importante notar os efeitos que os diferentes níveis de estresse podem causar nas crianças". O pesquisador Jamie Hanson, estudante de psicologia da Universidade de Wisconsin-Madison, disse a LiveScience, que alguns exemplos extremos podem incluir membros da família que sejam vítimas de crimes violentos ou doenças crônicas como a causa de estresse em crianças.

A pesquisa, detalhada na edição de 06 de junho do Journal of Neuroscience, acrescenta outra evidência dos impactos do estresse mostrando que as crianças expostas a várias instâncias de violência tem um aumento rápido do nível celular. Outro estudo mostra que o estresse infantil pode evoluir e durar anos na vida de uma pessoa.

Avaliando o estresse
A equipe foi inspirada por um trabalho com animais que encontrou uma ligação entre estresse e alterações cerebrais, particularmente no córtex pré-frontal, que está relacionado com a memória.

Assim, com financiamento do National Institutes of Health, os pesquisadores realizaram entrevistas com 61 crianças com idades de 9 a 14 anos, perguntando sobre eventos estressantes ao longo de suas vidas.

Eles também usaram a ressonância magnética (MRI) para fazer a varredura do cérebro de cada participante, com o objetivo de encontrar o cingulado anterior, que reside no córtex pré-frontal, e analisar a região cerebral de crianças altamente estressadas. O córtex cingulado anterior tem um papel importante nas tarefas emocionais e cognitivas, incluindo a chamada memória espacial, onde a informação espacial pode ser processada e acessada rapidamente.

"Estas são diferenças sutis, mas existem diferenças ligadas a importantes habilidades cognitivas", disse Hanson.

Os pesquisadores também observaram diferenças nas quantidades de massa cinzenta e massa branca do cérebro, sendo que os dois tipos de tecido apresentaram volumes menores no grupo estressado em comparação com o não tão estressado. (Lembrando que a massa branca do cérebro compreende os longos apêndices por onde os neurônios transmitem sinais elétricos usados ??pelas células para se comunicar; e a massa cinzenta é formada pelos corpos celulares que usam essencialmente a informação compartilhada pela massa branca para "fazer a matemática.")


Cicatrizes permanentes?
Hanson e seus colegas não têm certeza do mecanismo por trás das ligações entre o estresse e as alterações cerebrais, embora tenham algumas idéias.

"A exposição a níveis muito elevados de estresse pode mudar substâncias químicas importantes no cérebro e no corpo", disse Hanson, observando duas substâncias químicas de particular interesse, o cortisol e a dopamina. O hormônio cortisol tende a aumentar com o estresse e pode afetar as células do cérebro, disse Hanson.


Há também a chance do desenvolvimento do cérebro ser temporariamente atrofiado.
"Nós não estamos tentando argumentar que o estresse causa cicatrizes permanentes ao cérebro. Não sabemos como é que o estresse afeta o cérebro", disse Hanson. "Temos apenas uma ideia a partir do que vimos em ressonâncias magnéticas, e, neste ponto, não entendemos se isto é apenas um atraso no desenvolvimento ou uma alteração duradoura. Pode ser que, porque o cérebro é muito plástico, muito capaz de mudar, as crianças que tenham sofrido de estresse possam recuperar essas áreas do cérebro com o passar do tempo."





Img - Estresse altera o cérebro das crianças
+ Sobre essa Curiosidade: Estresse Cérebro Criança
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • O calor faz mal para o cérebro?

    O calor pode fazer mal ao organismo humano como um todo, mas também pode afetar o cérebro de forma individualizada. A exposição ao calor intenso por período...
    Leram 12646 Vezes

  • Mistérios do cérebro humano

    O cérebro humano é um órgão complexo e cheio de mistérios. Mesmo com os inúmeros avanços da medicina, os médicos e pesquisadores ainda não têm explicações p...
    Leram 18368 Vezes

  • Ilusão de ótica confunde o cérebro humano

    Um truque de ilusão de ótica difundido na internet vem intrigando muita gente por confundir o cérebro humano. Nesse truque, as pessoas são capazes de ver as...
    Leram 13186 Vezes

  • Situações estranhas estimulam o cérebro

    Além de oscilações entre momentos ruins e surpresas agradáveis, oportunidades e ofensas, a vida também apresenta contradições A nota de três dólares; a f...
    Leram 21583 Vezes

  • Top 10 presentes mais apreciados por crianças

    Para as crianças todo dia é um bom dia para ganhar presente, mas é claro que os pais devem usar de bom senso na hora de presentear os pequenos. Dar preferên...
    Leram 11196 Vezes

  • Funcionamento da ATP no cérebro

    O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano. Ele é o responsável por várias reações químicas que garantem a energia para o organismo. O ATP (trif...
    Leram 7249 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • De onde vem a teoria do Big Bang?
  • Um dia a internet pode acabar?
  • Os Mistérios da Pedra da Gávea
  • Qual é o principal alimento dos tubarões?
  • A Física das Civilizações Extraterrestres
  • Existe algum limite para uso de painéis solares em empresas?
  • Curiosidades engraçadas sobre os mais diversos assuntos
  • Top 10 animais mais barulhentos do mundo

Você Sabia?

Os monges tibetanos dormem em pé.