CuriosidadeCiênciasEstudo sugere que aplicativos fitness dificultam a perda de peso

Estudo sugere que aplicativos fitness dificultam a perda de peso

Img Mobile - Estudo sugere que aplicativos fitness dificultam a perda de peso
Img - Estudo sugere que aplicativos fitness dificultam a perda de peso




Dois estudos realizados com 471 voluntários mostraram que os aplicativos e dispositivos móveis utilizados para controle de calorias e para rastrear os resultados das atividades físicas podem dificultar a perda de peso. Isso significa que as tecnologias que deveriam ajudar no acompanhamento da evolução física, podem, na verdade, ser um problema para a perda de peso.


Rastreadores Fitness



Se você está tentando perder peso, considere adiar a compra de rastreadores fitness, como aplicativos especializados e tecnologia wearable, como os relógios inteligentes, por exemplo. Existe um falso julgamento de que o dispositivo eletrônico vai garantir um forte impulso à prática do exercício físico, mas, de acordo com um novo estudo da Universidade de Pittsburgh, publicado no Journal of the American Medical Association, não é isso o que acontece!

Durante dois anos, os pesquisadores acompanharam pessoas que praticavam exercícios para a perda de peso e usavam rastreadores. O estudo mostrou que estas pessoas perderam menos peso do que as pessoas que não usavam nenhum tipo de tecnologia.

A pesquisa foi feita com 471 homens e mulheres com sobrepeso ou obesidade, com idades entre 18 e 35 anos. Durante o estudo, os pesquisadores tiveram acesso a diversas informações sobre os voluntários, como porcentagem de gordura corporal, massa magra, densidade óssea e aptidão cardiovascular.

Após um período de acompanhamento, os indivíduos foram divididos aleatoriamente em dois grupos: um equipado com braçadeira Núcleo Fit sincronizada automaticamente aos exercícios; e outro que foi instruído a fazer um diário da prática do exercício físico em um site. Ambos os grupos continuaram a relatar seus hábitos alimentares manualmente.

Antes da divisão, não houve uma grande diferença na perda de peso entre os dois grupos, mas depois de 12 meses, os pesquisadores descobriram que aqueles sem o rastreador fitness tinham perdido mais peso do que os que usavam a tecnologia wearable.

O resultado do estudo mostrou que os dispositivos nos dão uma falsa sensação de segurança, e inconscientemente nos levam a ter menos dedicação e esforço. Entretanto, é importante dizer que o estudo foi conduzido entre os anos de 2010 e 2014 e, de lá para cá, os rastreadores fitness já percorreram um longo caminho de evolução. Por isso, a pesquisa não é determinante, o que significa que os dispositivos portáteis ainda podem ser utilizados para uma perda de peso positiva.

O que está claro a partir do estudo é que a compra de um relógio inteligente ou outro rastreador fitness não garante a perda de peso. Se você quer resultados verdadeiros de emagrecimento, precisa de força de vontade e compromisso com a própria saúde.

Fonte: Alphr.





Img - Estudo sugere que aplicativos fitness dificultam a perda de peso
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Erros mais comuns de quem pratica musculação

    A musculação é perfeita para quem quer alcançar um corpo definido e sem as indesejadas gordurinhas. Os treinos nas academias sempre devem ser acompanhados p...
    Leram 15901 Vezes

  • Curiosidades sobre Musculação

    Uma pessoa sedentária perde cerca de 10 % de massa muscular entre os 25 e os 50 anos de idade, e cerca de 30% entre os 50 e os 80 anos. A força, a resistên...
    Leram 38494 Vezes

  • Mitos e Verdades sobre a Atividade Física

    Mito: Idéia falsa, sem corresponder na realidade. Coisa inacreditável, fantasiosa, irreal, utopia. Verdade: Coisa verdadeira ou certa. Conformidade com o r...
    Leram 66362 Vezes

  • Curiosidades sobre Perda de Peso

    CURIOSIDADES A RESPEITO DA QUEIMA DE CALORIAS. Dormindo 8 horas por noite - queima 480 calorias. Pegar meia hora de trânsito - queima 54 calorias. Me...
    Leram 18606 Vezes

  • Top 10 melhores formas de emagrecimento

    Emagrecer, mesmo que sejam dois quilinhos, é o desejo de muitas pessoas. Para algumas, a perda de peso é muito fácil e acontece com certa naturalidade. Outr...
    Leram 31319 Vezes