CuriosidadeCotidianoFicha limpa? Qual é a próxima piada?

Ficha limpa? Qual é a próxima piada?

Img Mobile - Ficha limpa? Qual é a próxima piada?
Img - Ficha limpa? Qual é a próxima piada?




Uma busca rápida na internet já aponta o que os brasileiros acham da Lei da Ficha Limpa. Para a maioria das pessoas essa lei é uma verdadeira piada pronta. Isso porque, mesmo com a lei, quase 40% dos deputados federais que foram campeões de votos nas últimas eleições estão sendo investigados na justiça por terem ficha suja. O mesmo acontece com vários senadores eleitos, que são alvo de acusações da polícia e do Ministério Público (MP).

Diante desses dados, fica a dúvida: para que serve a Lei da Ficha Limpa? Ao que tudo indica, ela não serve para absolutamente nada!

Vários políticos com mandatos em vigor são suspeitos de desvios de recursos e improbidade administrativa. Alguns deles também respondem por crimes como tortura e desrespeito à Lei Seca.

Um levantamento realizado recentemente pelo jornal O Globo mostrou que 40 dos 108 parlamentares mais votados no Brasil são acusados de crimes em instâncias judiciais, ou seja, eles já chegaram ao poder com a certeza de que seriam investigados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), onde são julgados processos e inquéritos de autoridades com foro privilegiado.

E a lista de processados criminalmente também conta com ex-ministros, ex-governadores e ex-prefeitos. A improbidade administrativa é o crime mais comum entre os políticos.

Maluf ficha limpa?
Um caso que se tornou ícone da piada que é a Ficha Limpa envolve Paulo Maluf (PP-SP). O político recebeu do Tribunal Superior Eleitoral a decisão de que não se enquadra na Lei da Ficha Limpa. Essa decisão é verdadeiramente uma piada, pois todos os brasileiros sabem que Maluf não é nenhum santo e que ele já aprontou muito no âmbito do poder político.

O deputado federal Paulo Maluf foi diplomado e atualmente exerce o cargo, mesmo depois de ter sido condenado por improbidade administrativa por irregularidades cometidas em obras quando ainda era prefeito de São Paulo. Parece piada, mas Maluf foi o oitavo deputado mais votado de São Paulo, com 250 mil votos.

Diante de tanta impunidade, só resta aos cidadãos protestarem nas redes sociais. No Twitter, por exemplo, várias pessoas questionaram a decisão do TSE a respeito de Paulo Maluf, mas foi em vão. Parece que a chamada Lei da Ficha Limpa, promulgada em junho de 2010, não se aplica a todo mundo.





Img - Ficha limpa? Qual é a próxima piada?
+ Sobre essa Curiosidade: Dilma Política Corrupção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Origem dos Nossos Sonhos
  • Como funciona o sistema de alarme usado em lojas para evitar furtos?
  • Perolas do Vestibular
  • Curiosidades sobre o Jurassic Park
  • Curiosidade sobre o Gmail
  • Triângulo das Bermudas
  • Quem deu nomes aos meses do ano?
  • A curiosa bactéria que come petróleo

Você Sabia?

Em seus primórdios, a Coca-Cola era verde.