CuriosidadeCiênciasFísicos criam material mais escuro do planeta

Físicos criam material mais escuro do planeta

Img Mobile - Físicos criam material mais escuro do planeta
Img - Físicos criam material mais escuro do planeta




da Reuters

Cientistas anunciaram anteontem ter obtido "o preto mais preto": o material mais escuro do planeta, que absorve mais de 99,9% de toda a luz que recebe. Feito de pequenos tubos de carbono alinhados na vertical, o sólido é 30 vezes mais escuro do que a substância de carbono usada pelo Instituto Nacional de Padrões dos EUA para definir a cor negra.

"Praticamente toda a luz que entra é absorvida", diz o cientista indiano Pulickel Ajayan, líder da equipe que produziu o material na Universidade Rice, em Houston (EUA).

A nova substância tem índice de reflexão de 0,045% --quase três vezes mais escuro do que a liga de níquel e fósforo que detinha o recorde. Uma tinta preta comum, em comparação, possui índice de reflexão de 5% a 10%.

O novo material é escuro por dois motivos. Arranjados em pé, como se fossem as cerdas de um carpete, os tubos de carbono, 400 vezes mais finos do que um fio de cabelo, refletem pouca luz. Além disso, a maneira desorganizada como estão inclinados ajuda a "prender" luz entre um tubo e outro.

Ajayan diz que o novo material pode ser usado para a conversão de energia solar em eletricidade e aplicado em instrumentos de detecção de luz infravermelha. Se o material se mostrar bom e bloquear outras faixas de radiação também, pode ser usado em aviões espiões, que driblam radares.

Os pesquisadores estão tentando agora o registro do novo material no Livro Guinness dos Recordes. Ajayan já fora mencionado na edição de 2006 do livro como um dos criadores da "menor escova do mundo".

Fonte:
Créditos Imagem: Shawn-Yu Lin/Reuters
Liga de tubos de carbono (centro) absorve 99,9% da luz

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u364369.shtml





Img - Físicos criam material mais escuro do planeta
+ Sobre essa Curiosidade: Matéria Negra Negro Preto Luz Planeta
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Luz da vida: A caça de uma outra Terra

    Há pouco mais de 400 anos, Galileu Galilei virou o seu telescópio recém-construído na direção da lua. O que ele viu ali o lembrou a nossa casa, o planeta Te...
    Leram 14120 Vezes

  • Gravida morta dá à luz e ressuscita

    Um caso incomum na medicina ganhou os noticiários do mundo todo: uma professora secundária de uma escola do Missouri, no Texas, morreu de parada cardíaca qu...
    Leram 21349 Vezes

  • Oceano de Marte cobria 36% do planeta

    Uma sonda que orbita Marte descobriu compilando dados da Nasa e da Agência Espacial Europeia que o planeta tinha um oceano que cobria 36% de sua superfície....
    Leram 17909 Vezes

  • Na Lua tem luz

    O Sistema Solar surgiu a partir de uma Nebulosa (nuvem concentrada de matéria interestelar) Protosolar, que era uma nuvem de gás e poeira em rotação lenta o...
    Leram 26180 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quais profissões têm mais e menos psicopatas?
  • Apocalipse - O último livro da Bíblia (Vídeo 3 de 5)
  • Achamos Atlântida
  • Dicas para perder peso
  • Do que as pessoas mais morrem no mundo hoje?
  • Funcionamento da ATP no cérebro
  • Pedaço de vidro guarda dados eternamente
  • Benjamin Franklin não descobriu a eletricidade

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.