CuriosidadeCiênciasFormas Vivas Elétricas

Formas Vivas Elétricas

Img Mobile - Formas Vivas Elétricas
Img - Formas Vivas Elétricas




Pesquisadores dos Estados Unidos encontraram uma forma de vida diferente de tudo o que já foi visto na Terra. Trata-se de bactérias extraordinárias que usam a energia em sua forma mais pura e são capazes de respirar elétrons. Estas espécies vivas estão por todos os lados e são formadas por células que se alimentam de energia elétrica.

De acordo com os pesquisadores, as bactérias podem sobreviver a partir de uma grande variedade de fontes de energia, mas até agora nenhuma bactéria que pudesse sobreviver com energia havia sido encontrada. Chamadas de “bactérias elétricas”, estes seres utilizam elétrons colhidos de pedras e metais da natureza para sobreviver.

Os biólogos estão mostrando que as bactérias também podem excretar eletricidade. Para o pesquisador Kenneth Nealson, da Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, essa descoberta não é uma surpresa completa. Ele afirma que muitos seres vivos utilizam elétrons nas moléculas transportadas através das células para gerar energia.

A descoberta de bactérias elétricas mostra que algumas formas mais básicas de vida podem acabar com a necessidade de açúcar para gerar energia, e que a sobrevivência pode estar ligada também à oferta de energia pura de elétrons vindos de superfícies minerais.

Uma segunda fase da pesquisa da Universidade do Sul da Califórnia consiste em manter as bactérias diretamente em eletrodos, mantendo-as vivas com eletricidade e nada mais. De acordo com os pesquisadores, é provável que existam, ao menos, oito tipos diferentes de bactérias que consomem eletricidade.

Veja a bactéria elétrica:


Os cientistas também planejam instalar uma bateria dentro de uma mina de ouro em Dakota do Sul para ver o que eles podem encontrar vivendo no local.

Fonte: New Scientist.





Img - Formas Vivas Elétricas
+ Sobre essa Curiosidade: Bactéria Eletricidade
Comentários:

Curiosidades Relevantes