Ciências

Funcionamento da ATP no cérebro

Entenda o funcionamento da ATP no cérebro humano!

O cérebro é o órgão mais importante do corpo humano. Ele é o responsável por várias reações químicas que garantem a energia para o organismo.

O ATP (trifosfato de adenosina) é uma substância que fica armazenada em todas as células, e é utilizada como combustível para as reações químicas comandadas pelo cérebro. A energia gerada pelo ATP serve para ativar a atividade muscular, a secreção das glândulas, a síntese de substâncias e a absorção dos alimentos.

Nas células saudáveis, as mitocôndrias produzem água, ATP e radicais livres. Quando o cérebro tem muitos corticóides, os hormônios bloqueiam a entrada de glicose nos neurônios, diminuindo a matéria-prima para a produção do ATP.

Ao produzir menos ATP, as mitocôndrias passam a produzir radicais livres em excesso. Com isso, o cérebro sem ATP, também diminui sua produção de proteínas, diminuindo a energia e a concentração dos seres humanos.

ANÚNCIOS

Estudos já mostraram que a atenção humana é limitada. Quando o cérebro tem pouco ATP, essa situação fica ainda mais grave. Nessas situações, o ciclo de concentração pode ficar muito prejudicado.

Ao dirigir um veículo, o homem precisa focar sua atenção, pois caso ela esteja direcionada para a audição, a capacidade do cérebro de processar a visão fica prejudicada. No processo da atenção dividida, o raciocínio humano é afetado por uma série de fatores, sendo a fadiga o principal deles.

Isso significa que a falta de energia e o cansaço excessivo dificultam a concentração. Com a idade, o cérebro reduz sua capacidade atencional e o processamento cerebral para inibir as distrações precisa ser maior.

Sobre o Autor