CuriosidadeMundo BizarroGoogle Earth revela padrões estranhos no deserto chinês

Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês

Img Mobile - Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
Img - Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês




O Google Earth revelou padrões estranhos nos terrenos dos desertos da China central, mas desta vez o pesquisador que os encontrou acha que sabe por que eles estão lá.

No ano passado um satélite já havia registrado estranhas estruturas no deserto de Gobi, uma descoberta que provocou uma onda de especulações temerosas quanto a sua finalidade.

Agora, Amelia Carolina Sparavigna, professora assistente de física na Politécnica di Torino, na Itália, destacou outro padrão misterioso no deserto de Taklamakan, no oeste da China. A pesquisadora tem sido pioneira numa espécie de arqueologia pautada na utilização do Google Earth em conjunto com softwares de processamento de imagem para rastrear estruturas curiosas em partes remotas do mundo.

Sua mais recente descoberta, relatada no blog de Física do MIT, é uma linha de oito quilômetros no deserto ao sul da cidade de Ruoqiang.

Aproximando a imagem, a região revela estruturas semelhantes a grades ásperas, dispostas como uma trilha gigante através do deserto.

A professora Sparavigna tem sido capaz de analisar essa estrutura por meio de imagens de satélite do Google Earth, em que todas as grades são visíveis. O mais curioso é que essas estruturas remontam ao ano de 2004, e em imagens mais antigas do Bing Maps ou Nokia elas não aparecessem.

A descoberta desses padrões bizarros foi feita no ano passado no deserto de Gobi, na China e levou a uma série de teorias sobre o que a superpotência poderia estar fazendo no deserto.

Palpites variaram de afirmações bizarras de que as estruturas eram "códigos" concebidos para serem lidos por OVNIs, a temores de que elas eram um modelo para o desenvolvimento e testes de mísseis. No entanto, os pesquisadores chegaram a uma conclusão um pouco menos assustadora de que algumas estruturas foram usadas para calibrar câmeras em satélites de espionagem da China.

Desta vez, porém, a professora acredita que esses padrões possam ter a ver com um recente anúncio sobre a descoberta de toneladas de reservas de minério de níquel na região. Sua crença é que a grade avistada nas imagens seja uma evidência de um exaustivo levantamento geológico desssa parte do deserto, incluindo a escavação de trincheiras generalizadas e furos para mapear a extensão da reserva de minério.

Ela ainda acredita que a ampla área investigada pode até estar servindo como um exercício de treinamento no deserto. Se a professora estiver certa, esta parte da China parece pronta para se tornar um importante centro de mineração.


Fonte: Dailymail.





Img - Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
+ Sobre essa Curiosidade: Google China
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Ovni fecha aeroporto na China

    Bizarro: Ovni fecha aeroporto na China! Trecho do artigo: Mais de uma semana se passou desde que um objeto voador não identificado (ovni) cruzou os céus ...
    Leram 26520 Vezes

  • Dá pra ver a muralha da china do espaço?

    Existe uma grande dúvida se a Grande Muralha da China pode realmente ser vista do espaço. Até 2004, acreditava-se que essa era sim a única obra humana que p...
    Leram 22763 Vezes

  • Google Glass, esse é o futuro?

    O Google lançou em 2012 um brinquedo que causou agitação no mundo tecnológico. Trata-se do Google Glass, uma forma totalmente nova de interagir. O projet...
    Leram 8667 Vezes

  • Onde termina a muralha da China?

    A Muralha da China tem um comprimento de 8,850 km. A construção se estende do Lago Lop, no oeste, até o interior da Mongólia, ao sul. A Muralha da China ...
    Leram 20582 Vezes

  • Trajetória do Google

    Trajetória do Google e seu 13º aniversário No dia 27 de setembro comemora-se o aniversário do site mais famoso do mundo, o Google. Já são treze anos de uma...
    Leram 7979 Vezes

  • A Trajetória de Sucesso do Google

    De projeto acadêmico de dois universitários a gigante da web, confira como se deu a trajetória do portal. O Google percorreu um longo caminho em seus onz...
    Leram 16239 Vezes