CuriosidadeMundo BizarroGoogle Earth revela padrões estranhos no deserto chinês

Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês

Img Mobile - Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
Img - Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês




O Google Earth revelou padrões estranhos nos terrenos dos desertos da China central, mas desta vez o pesquisador que os encontrou acha que sabe por que eles estão lá.

No ano passado um satélite já havia registrado estranhas estruturas no deserto de Gobi, uma descoberta que provocou uma onda de especulações temerosas quanto a sua finalidade.

Agora, Amelia Carolina Sparavigna, professora assistente de física na Politécnica di Torino, na Itália, destacou outro padrão misterioso no deserto de Taklamakan, no oeste da China. A pesquisadora tem sido pioneira numa espécie de arqueologia pautada na utilização do Google Earth em conjunto com softwares de processamento de imagem para rastrear estruturas curiosas em partes remotas do mundo.

Sua mais recente descoberta, relatada no blog de Física do MIT, é uma linha de oito quilômetros no deserto ao sul da cidade de Ruoqiang.

Aproximando a imagem, a região revela estruturas semelhantes a grades ásperas, dispostas como uma trilha gigante através do deserto.

A professora Sparavigna tem sido capaz de analisar essa estrutura por meio de imagens de satélite do Google Earth, em que todas as grades são visíveis. O mais curioso é que essas estruturas remontam ao ano de 2004, e em imagens mais antigas do Bing Maps ou Nokia elas não aparecessem.

A descoberta desses padrões bizarros foi feita no ano passado no deserto de Gobi, na China e levou a uma série de teorias sobre o que a superpotência poderia estar fazendo no deserto.

Palpites variaram de afirmações bizarras de que as estruturas eram "códigos" concebidos para serem lidos por OVNIs, a temores de que elas eram um modelo para o desenvolvimento e testes de mísseis. No entanto, os pesquisadores chegaram a uma conclusão um pouco menos assustadora de que algumas estruturas foram usadas para calibrar câmeras em satélites de espionagem da China.

Desta vez, porém, a professora acredita que esses padrões possam ter a ver com um recente anúncio sobre a descoberta de toneladas de reservas de minério de níquel na região. Sua crença é que a grade avistada nas imagens seja uma evidência de um exaustivo levantamento geológico desssa parte do deserto, incluindo a escavação de trincheiras generalizadas e furos para mapear a extensão da reserva de minério.

Ela ainda acredita que a ampla área investigada pode até estar servindo como um exercício de treinamento no deserto. Se a professora estiver certa, esta parte da China parece pronta para se tornar um importante centro de mineração.


Fonte: Dailymail.





Img - Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês
+ Sobre essa Curiosidade: Google China
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Cientistas criam bateria de celular que recarrega em 10 segundos
  • Top 10 melhores formas de emagrecimento
  • Goji Berry
  • Trombetas do Apocalipse, Sons desconhecidos vem assustando o mundo
  • 24 Horas nem sempre foi sinônimo de um dia Terrestre...
  • Baratas x Aids
  • Criatura bizarra nasce com características de homem e de cabra
  • A bizarra história de uma criança que se perdeu dentro de um computador em 1950

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.