CuriosidadeHistóricasHistórico das bolas usadas nas copas do mundo

Histórico das bolas usadas nas copas do mundo

Img Mobile - Histórico das bolas usadas nas copas do mundo
Img - Histórico das bolas usadas nas copas do mundo




A Copa do Mundo FIFA sempre tem muitas estrelas, e uma delas é a bola de futebol. A cada edição do torneio, uma bola diferente. As criações representam o país sede, têm características especiais, cores diferentes e fazem muito sucesso durante as Copas.

Nas primeiras edições da Copa, as bolas eram marrons, revestidas por doze gomos de couro natural. Com o passar do tempo, os modelos de bola foram aperfeiçoados para garantir mais agilidade e um melhor nível de jogo.

Desde 1970, a empresa alemã Adidas é responsável por fornecer as bolas oficiais da Copa do Mundo. Conheça os modelos das bolas usadas nas copas do mundo:

Bola Uruguaia T-Model (1930) – Feita com tiras de couro. Não há registro de seu peso exato. Foi usada no mundial do Uruguai. A bola era pesada, costurada com cadarço e quando molhada ficava com quase o dobro do peso.

Bola Federale 102 (1934) - Bola encomendada na Argentina, que contava com um sistema aprimorado de costura, tinha doze gomos e revestimento em couro. Fabricada pela empresa Ecas.

Bola Allen (1938) – Chamada de “a grande bola”. Feita em couro, com doze gomos.

Bola Super Duplo T (1950) - Modelo com doze gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e com as primeiras costuras internas. Foi fabricada pela empresa Superball.

Bola Swiss WC Match Ball (1954) - Modelo com dezoito gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e costuras internas. Fabricada pela empresa Koss Sport.

Bola Top Star (1958) - Modelo com vinte e quatro gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e costuras internas. Foi fabricada pela empresa sueca Top Star.

Bola Mr. Crack (1962) – Modelo com dez gomos, revestimento em couro e cor marrom. Foi especialmente fornecida para a Copa do Chile. Foi considerada inadequada por permitir muita infiltração de água em dias de chuva.

Bola Challenge 4-Star (1966) – Bola utilizada na Inglaterra, fabricada por Slazenger. Tinha 24 gomos e revestimento de couro.

Bola Telstar (1970) – A bola do México foi a primeira fabricada pela Adidas a pedido da FIFA. Era uma bola com mais esfericidade, 32 gomos e feita em preto e branco.

Bola Telstar Durlast (1974) - Modelo com trinta e dois gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e hexágonos brancos e pentágonos pretos.

Bola Tango Durlast (1978) - Modelo com gomos brancos e tríades pretas. Tinha revestimento em couro.

Bola Tango Espanã (1982) – Modelo com 32 gomos e revestimento em couro. Contava com uma inovação tecnológica: sua costura era impermeável.

Bola Azteca (1986) – Modelo com 32 gomos e figuras da cultura Asteca. Tinha revestimento sintético, mais durabilidade e absorvia menos água.

Bola Etrusco Unico (1990) – Modelo com 32 gomos e revestimento sintético. Contava com impermeabilização total e tinha referências à cultura italiana.

Bola Questra (1994) – Modelo com dezoito gomos arredondados nas bordas, revestimento com espuma de polietileno e câmera de lastex. A bola tinha mais velocidade.

Bola Tricolore (1998) - Modelo com doze gomos e revestimento sintético. Tinha cores e símbolos da nação anfitriã, a França. Foi a primeira bola multicolorida das Copas do Mundo.

Bola Fevernova (2002) - Modelo com trinta e dois gomos arredondados nas bordas e revestimento sintético. Utilizada na Copa da Coreia e do Japão.

Bola Teamgeist (2006) - Modelo com 14 gomos, revestimento sintético e peso aproximado de 441,44 gramas. Utilizada na Copa do Mundo da Alemanha. Contava com inovações no design e tinha modelos específicos para cada jogo, com os nomes das seleções, data, horário da partida e cidade impressos na bola.

Bola Jabulani (2010) – Modelo com 8 gomos em formato 3D, revestimento sintético e peso de 440 gramas. Utilizada na Copa da África do Sul. Contava com a tecnologia grip “Groove N”, feita pela Adidas para garantir mais precisão no disparo e no controle da bola.

Bola Brazuca (2014) – Bola inspirada nas cores e na cultura do Brasil. Conta com mais durabilidade, alto desempenho, promove menos absorção de água, tem selagem térmica, superfície sem costuras para uma trajetória mais precisa, melhor aderência e feita 100% em Poliuretano.





Img - Histórico das bolas usadas nas copas do mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Futebol Copa do Mundo Bola
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Top 10 Trapalhadas da Copa do Mundo de 2010

    Segundo os americanos da revista "Vanity Fair", entededores de FUTEBOL, "Futebol americano" risos, detalharam as piores trapalhadas dessa Super copa do mund...
    Leram 18272 Vezes

  • Quem inventou a Copa do Mundo?

    A Copa do Mundo é o evento esportivo mundial que mais atrai a atenção das pessoas. Os fãs de futebol acompanham o campeonato com entusiasmo e os jogos movim...
    Leram 17628 Vezes

  • Quem criou o futebol?

    Há uma série de crenças conflitantes sobre quem teria inventado o futebol – um dos esportes mais populares do mundo. Alguns sugerem que os primeiros sinais ...
    Leram 73354 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Sétimo Céu - Segundo os muçulmanos
  • Os Incidentes OVNI da Apollo 11
  • Curiosidades sobre o Nelson Mandela
  • O açúcar é o novo tabaco?
  • Curiosidades sobre Honduras
  • Arquivo Lacerta 1 (Reptilianos) parte 2
  • A História do Relógio de sol (Gnomon)
  • Ranking das principais doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.