CuriosidadeHistóricasHistórico das bolas usadas nas copas do mundo

Histórico das bolas usadas nas copas do mundo

Img Mobile - Histórico das bolas usadas nas copas do mundo
Img - Histórico das bolas usadas nas copas do mundo




A Copa do Mundo FIFA sempre tem muitas estrelas, e uma delas é a bola de futebol. A cada edição do torneio, uma bola diferente. As criações representam o país sede, têm características especiais, cores diferentes e fazem muito sucesso durante as Copas.

Nas primeiras edições da Copa, as bolas eram marrons, revestidas por doze gomos de couro natural. Com o passar do tempo, os modelos de bola foram aperfeiçoados para garantir mais agilidade e um melhor nível de jogo.

Desde 1970, a empresa alemã Adidas é responsável por fornecer as bolas oficiais da Copa do Mundo. Conheça os modelos das bolas usadas nas copas do mundo:

Bola Uruguaia T-Model (1930) – Feita com tiras de couro. Não há registro de seu peso exato. Foi usada no mundial do Uruguai. A bola era pesada, costurada com cadarço e quando molhada ficava com quase o dobro do peso.

Bola Federale 102 (1934) - Bola encomendada na Argentina, que contava com um sistema aprimorado de costura, tinha doze gomos e revestimento em couro. Fabricada pela empresa Ecas.

Bola Allen (1938) – Chamada de “a grande bola”. Feita em couro, com doze gomos.

Bola Super Duplo T (1950) - Modelo com doze gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e com as primeiras costuras internas. Foi fabricada pela empresa Superball.

Bola Swiss WC Match Ball (1954) - Modelo com dezoito gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e costuras internas. Fabricada pela empresa Koss Sport.

Bola Top Star (1958) - Modelo com vinte e quatro gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e costuras internas. Foi fabricada pela empresa sueca Top Star.

Bola Mr. Crack (1962) – Modelo com dez gomos, revestimento em couro e cor marrom. Foi especialmente fornecida para a Copa do Chile. Foi considerada inadequada por permitir muita infiltração de água em dias de chuva.

Bola Challenge 4-Star (1966) – Bola utilizada na Inglaterra, fabricada por Slazenger. Tinha 24 gomos e revestimento de couro.

Bola Telstar (1970) – A bola do México foi a primeira fabricada pela Adidas a pedido da FIFA. Era uma bola com mais esfericidade, 32 gomos e feita em preto e branco.

Bola Telstar Durlast (1974) - Modelo com trinta e dois gomos arredondados nas bordas, revestimento em couro e hexágonos brancos e pentágonos pretos.

Bola Tango Durlast (1978) - Modelo com gomos brancos e tríades pretas. Tinha revestimento em couro.

Bola Tango Espanã (1982) – Modelo com 32 gomos e revestimento em couro. Contava com uma inovação tecnológica: sua costura era impermeável.

Bola Azteca (1986) – Modelo com 32 gomos e figuras da cultura Asteca. Tinha revestimento sintético, mais durabilidade e absorvia menos água.

Bola Etrusco Unico (1990) – Modelo com 32 gomos e revestimento sintético. Contava com impermeabilização total e tinha referências à cultura italiana.

Bola Questra (1994) – Modelo com dezoito gomos arredondados nas bordas, revestimento com espuma de polietileno e câmera de lastex. A bola tinha mais velocidade.

Bola Tricolore (1998) - Modelo com doze gomos e revestimento sintético. Tinha cores e símbolos da nação anfitriã, a França. Foi a primeira bola multicolorida das Copas do Mundo.

Bola Fevernova (2002) - Modelo com trinta e dois gomos arredondados nas bordas e revestimento sintético. Utilizada na Copa da Coreia e do Japão.

Bola Teamgeist (2006) - Modelo com 14 gomos, revestimento sintético e peso aproximado de 441,44 gramas. Utilizada na Copa do Mundo da Alemanha. Contava com inovações no design e tinha modelos específicos para cada jogo, com os nomes das seleções, data, horário da partida e cidade impressos na bola.

Bola Jabulani (2010) – Modelo com 8 gomos em formato 3D, revestimento sintético e peso de 440 gramas. Utilizada na Copa da África do Sul. Contava com a tecnologia grip “Groove N”, feita pela Adidas para garantir mais precisão no disparo e no controle da bola.

Bola Brazuca (2014) – Bola inspirada nas cores e na cultura do Brasil. Conta com mais durabilidade, alto desempenho, promove menos absorção de água, tem selagem térmica, superfície sem costuras para uma trajetória mais precisa, melhor aderência e feita 100% em Poliuretano.





Img - Histórico das bolas usadas nas copas do mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Futebol Copa do Mundo Bola
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Desastres causados por UFOS
  • Agora a nova moda no Japão é assistir filme em caixa de papelão
  • Como fazer fogo usando uma batata
  • Falar com
  • De onde vem a poeira doméstica
  • Quais profissões no Brasil com maior déficit de profissionais em 2012?
  • Esperma mais antigo do mundo é descoberto na Antártica
  • As 10 espécies mais ameaçadas no mundo

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.