CuriosidadeCiênciasIntoxicação por cafeína pode te levar à morte

Intoxicação por cafeína pode te levar à morte

Img Mobile - Intoxicação por cafeína pode te levar à morte
Img - Intoxicação por cafeína pode te levar à morte




A cafeína faz parte da vida diária de pessoas espalhadas por diversas partes do mundo. Ela está naquele cafezinho da manhã e também nas refrescantes bebidas energéticas, como a Coca-Cola e o Red Bull.

Substância sempre associada à geração extra de energia, a cafeína também pode ser prejudicial, quando consumida em excesso. Doses exageradas de cafeína podem causar sintomas muito desagradáveis.

Um estudo mostrou que o consumo de 400 miligramas de cafeína por dia é seguro para a maioria dos adultos. Isso equivale a quatro xícaras de café ou 10 latas de refrigerante. Quando as doses consumidas são superiores a essa marca, a cafeína pode conduzir à intoxicação, que pode ser muito perigosa e até fatal.

Confira alguns sintomas associados ao alto consumo de cafeína:



1 – Tremores – Isso provavelmente já aconteceu com você em algum momento: o elevado consumo de café pode provocar tremores, isso porque a cafeína estimula hormônios como a adrenalina, e deixa o corpo em um estado nervoso. A cafeína estimula o cérebro e os hormônios, que podem afetar o sistema nervoso central, fazendo com que seus músculos passem por uma sensação física de inquietação. Além disso, a cafeína também é uma das principais causas de contrações oculares.

2 - Dor de cabeça – A cafeína é um estimulante potente, que pode sobrecarregar os receptores no cérebro, o que, muitas vezes, termina gerando uma forte dor de cabeça.

3 – Pensamentos Rápidos – Quando você consome cafeína seus pensamentos se tornam muito rápidos. Isso pode até ser útil para a concentração, mas, em excesso, também pode transformar esses pensamentos rápidos em divagações e confusão mental.

4 – Ansiedade – O aumento do hormônio adrenalina e da frequência cardíaca pode causar um enorme sentimento de ansiedade em muitas pessoas.

5 – Vício – A cafeína é um estimulante e pode causar dependência física. Quando o desejo não é atendido, o corpo entra em choque e pode causar depressão e dores de cabeça.


Você vai gostar de ler também:
Red Bull te dá asas?

Os males da Coca-Cola


6 – Psicose – Algumas pessoas que exageram na ingestão de cafeína podem ficar nervosas, irritadas e até apresentar efeitos comparáveis ​​aos sintomas de psicose.

7 – Alucinações – Por causa dos níveis mais elevados de adrenalina, o corpo pode ficar estressado e até começar a gerar alucinações.

8 – Coma – Em casos extremos, a cafeína pode provocar envenenamento, convulsões e coma.

9 – Ataque cardíaco – Consumir cafeína em grande quantidade acelera o coração e pode resultar em parada cardíaca.

10 – Morte – Pessoas que apresentam overdose de cafeína podem até morrer. Em 2014, em Ohio, um estudante consumiu tanta cafeína em pó que morreu por causa de uma convulsão induzida pela substância.





Img - Intoxicação por cafeína pode te levar à morte
+ Sobre essa Curiosidade: Cafeína Café
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A curiosa história do café

    O café uma das bebidas mais populares do mundo. Essa bebida está relacionada à história de vários países e tomou conta do mundo. O café é muito importante p...
    Leram 8524 Vezes

  • Café vicia?

    Os brasileiros amam café, e esta bebida faz parte da rotina dos cidadãos. O hábito de beber café está na cultura brasileira de uma forma natural, mas é prec...
    Leram 13173 Vezes

  • Cafeína deixa as pessoas burras?

    Uma pesquisa demonstrou que uma maneira simples de aumentar a inteligência é cortar a ingestão de cafeína. Segundo os pesquisadores, o consumo de café pode ...
    Leram 12598 Vezes

  • Origem do café

    Nada melhor do que acordar pela manhã e sentir aquele cheirinho de café novo. Entre os brasileiros, o cafezinho é hábito e paixão. Mas é certo que nem todos...
    Leram 8481 Vezes