CuriosidadeInvençõesInventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era

Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era

Img Mobile - Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era
Img - Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era




Nikola Tesla foi um dos maiores gênios da história, inventor de coisas que revolucionaram a nossa vida. Ainda assim, este inventor é considerado um dos mais injustiçados de todos os tempos.

Tesla nasceu em 10 de julho de 1856, durante o Império Austríaco, na região onde hoje está a Croácia. Ao estudar Engenharia Elétrica na Universidade Tecnológica de Graz, Tesla mostrou aptidão para invenções e pesquisas. Ele não chegou a concluir o ensino superior formal, mas foi na universidade que ele iniciou os estudos sobre corrente alternada.

Em 1882, Tesla trabalhou em uma companhia de telégrafos de Budapeste. Em seguida, mudou-se para Paris e começou a atuar na Continental Edison Company, empresa pertencente ao inventor Thomas Edison.

Anos depois, Tesla viajou para Nova Iorque, onde passou a trabalhar como assistente direto de Edison. Foi exatamente neste período que Tesla começou a ser enganado e injustiçado. A genialidade do jovem inventor passou a ser explorada e ele deixou de receber uma bonificação.

Por causa disso, Tesla decidiu fundar sua própria empresa: a Tesla Electric Light & Manufacturing. Neste período, o gênio desenvolveu os princípios da Bobina de Tesla e conseguiu convencer o governo norte-americano a empregar a corrente alternada para transmissões de energia.

Ao patentear o modelo da corrente alternada, Tesla contrariou os interesses de Thomas Edison. Mais tarde, Tesla criou a Torre Wardenclyffe, a invenção de uma antena para gerar eletricidade por ar e terra para o setor de telecomunicações. Essa criação chegou a ser projetada e construída, mas foi sabotada por interesses de terceiros, o que levou os investidores a desistirem do projeto.

Bobina de Tesla
Bobina de Tesla

Além de ter sido o criador da corrente alternada e da Bobina de Tesla, o inventor também deu grandes contribuições para o desenvolvimento do rádio, da lâmpada fluorescente, do Raio-X e do radar.

Corrente Alternada
Torre de Transmissão de Energia Elétrica - Corrente Alternada

A grande injustiça da história de Tesla é que muitas de suas invenções não foram creditadas a ele. Apesar de ter sido o responsável por uma grande revolução do sistema elétrico no mundo, Tesla foi uma ameaça aos interesses de Thomas Edison e, por isso, acabou ignorado em muitos setores.

Torre Wardenclyffe, Torre de Tesla
Torre Wardenclyffe, Torre de Tesla

Nikola Tesla registrou mais de 300 patentes, mas não é citado com frequência entre os grandes gênios da história. Injustiçado ou não, fato é que Tesla foi o criador do motor elétrico de corrente alternada, era poliglota, inventou o primeiro alto-falante do mundo e é o responsável direto por termos luz elétrica em nossas residências.

O maior problema de Tesla foi realmente a disputa com Edison por royalties, o que desencadeou a conhecida Guerra das Correntes. Nessa disputa, Edison tentou de todas as formas provar que o sistema de corrente criado por Tesla era perigoso.

Leia também:
Os Misteriosos Registros Akáshicos

Mesmo com toda a propaganda negativa, o sistema de corrente alternada mostrou-se mais barato e eficiente, e foi adotado em vários países do mundo. Com todos os inventos incríveis que desenvolveu, Tesla pode ser considerado o pai da eletricidade.

Tesla morreu em 7 de janeiro de 1943. Apesar de toda a genialidade, ele terminou sua vida na pobreza, vivendo em um hotel de Nova Iorque, endividado e com invenções confiscadas pelo FBI.





Img - Inventos que provam que Tesla foi um dos maiores gênios de sua era
+ Sobre essa Curiosidade: Eletricidade Tesla
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quando foi inventada a primeira arma de fogo?
  • O Livro Perdido de Voynich
  • Cronologia do Google
  • Curiosidades sobre o corpo humano
  • Qual o índice de saneamento básico do Mundo?
  • O Primeiro Disco Voador
  • Top 15 coisas que os pais de adolescentes de 15 anos vão vivenciar
  • Farol Vermelho - Não era Amarelo

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.