CuriosidadeTecnologiaLockheed revela o avião hipersônico SR-72

Lockheed revela o avião hipersônico SR-72

Img Mobile - Lockheed revela o avião hipersônico SR-72
Img - Lockheed revela o avião hipersônico SR-72




O programa de desenvolvimento avançado de aeronaves da Lockheed Martin, conhecido como Skunk Works, confirmou que está desenvolvendo o avião espião SR-72. O sucessor do SR-71 Blackbird será um avião hipersônico não tripulado, capaz de alcançar uma velocidade de pouco mais de 7200 km/h.

Com esse nível de velocidade, o SR-72 poderá atravessar qualquer continente em cerca de uma hora, o que garantirá uma vantagem estratégica aos Estados Unidos em casos de ações militares. Com essa aeronave, o país poderia atacar ou monitorar qualquer local na Terra em cerca de uma hora.

Fontes também afirmam que a tecnologia do motor hipersônico do SR-72 será do tipo híbrido. Também é possível que o avião seja equipado com uma arma de alta velocidade (HSSM), um míssel que, teoricamente, poderia atingir qualquer lugar na Terra em apenas alguns minutos.

O antecessor desse avião, chamado de SR-71, ou Blackbird, foi fruto dos esforços militares dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. O avião foi introduzido em 1966, com motores híbridos turbojet. Essa versão da aeronave foi aposentada em 1998.

Blackbird
Blackbird

O SR-71 só recebia tripulações sem armas. Ele era equipado com câmeras, antenas de rádio e outros recursos de vigilância. Devido aos altos custos de funcionamento e operação, o SR-71 foi aposentado após 32 anos de serviços militares nos Estados Unidos.

Agora, o SR-72 promete chegar revolucionando tudo o que se conhece sobre aviões espiões. Apesar do nome semelhante, é um avião completamente novo. O conceito da aeronave já está em desenvolvimento ativo e uma versão com um único motor será construída em 2018, para fazer voos de teste programados para 2023.

O SR-72 deve ser oficialmente construído e testado até o ano de 2030. O plano é que ele seja uma aeronave não tripulada e equipada inteiramente para a coleta de informações. O avião pode ser construído a partir de cristais monolíticos de titânio envoltos em fibra de carbono. Segundo os desenvolvedores, será quase impossível derrubar um SR-72 com sua velocidade Mach 6.

Leia também:
Entenda o que significa velocidade Mach 1, Mach 2... Sobre Aviões de Caça


O SR-72 não é a primeira tentativa de criar um super avião hipersônico. A Boeing também tem trabalhado na demonstração tecnológica do X-51, um avião que finalmente completou um voo de teste bem-sucedido, a uma velocidade média de 5.400 km/h.

Projeto avião SR-72
Projeto do avião SR-72

O X-51 pode eventualmente ser usado como uma arma de ataque de alta velocidade dos militares dos Estados Unidos. Já o SR-72 pode ser usado no futuro para lançar mísseis de longo alcance.





Img - Lockheed revela o avião hipersônico SR-72
+ Sobre essa Curiosidade: Avião
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como funciona a produção de leite materno?
  • Erupção do Vesúvio
  • Como uma piada bem colocada pode beneficiar negociações de salário
  • Saiba mais sobre o Daltonismo
  • Curiosidades da Fórmula 1
  • A Origem das Observações das Constelações
  • Homem é multado por imitar o Super-Homem
  • Top 10: motos mais caras do Brasil

Você Sabia?

O nome mais comum e popular no mundo é Mohammed.