CuriosidadeMundo BizarroMaré vermelha

Maré vermelha

Img Mobile - Maré vermelha
Img - Maré vermelha




A Maré Vermelha é um fenômeno muito prejudicial à natureza. O processo é caracterizado pela proliferação excessiva de algas tóxicas de cor avermelhada.

A Maré Vermelha acontece nos mares do mundo todo. O fenômeno cria grandes manchas vermelhas na superfície da água.

O problema pode ser provocado por mudanças de temperatura, alteração na salinidade e poluição da água por esgoto doméstico. O processo libera toxinas que são capazes de matar muitas espécies de peixes, mariscos e animais marinhos.

Normalmente, o fenômeno da Maré Vermelha é provocado por um desequilíbrio ecológico. A principal alga envolvida nesse problema é a Gonyaulax catenella.

Na Maré Vermelha acontece uma reprodução acelerada de algas dinoflageladas. Esse fenômeno pode ser catastrófico para os animais marinhos. A alta concentração de substâncias tóxicas prejudica o trabalho dos pescadores e torna os peixes impróprios para o consumo.

A Maré Vermelha também causa o bloqueio da luz solar na água, fato que interfere no processo fotossintético e resulta na diminuição dos níveis de oxigenação da água. O processo pode gerar diversos problemas à saúde humana, como diarreia, problemas respiratórios e problemas circulatórios.

As substâncias tóxicas da Maré Vermelha podem contaminar ostras, camarões e peixes. O consumo desses produtos contaminados é altamente prejudicial à saúde.





Img - Maré vermelha
+ Sobre essa Curiosidade: Maré Oceano
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Triângulo das Bermudas - o mistério permanece
  • A menor serpente do mundo
  • O fenômeno da Superlua
  • Ressonância
  • Maré vermelha
  • Antes de morarmos em Marte, precisaremos vencer a radiação
  • Dúvidas que você sempre teve sobre informática...
  • Lâmpadas incandescentes transformam calor da corrente elétrica em luz

Você Sabia?

Em seus primórdios, a Coca-Cola era verde.