CuriosidadeCiênciasMédicos japoneses realizam o primeiro transplante de pulmão vivo do mundo

Médicos japoneses realizam o primeiro transplante de pulmão vivo do mundo

Img Mobile - Médicos japoneses realizam o primeiro transplante de pulmão vivo do mundo
Img - Médicos japoneses realizam o primeiro transplante de pulmão vivo do mundo




Médicos do hospital universitário de Okayama, no Japão, realizaram um feito histórico. Os profissionais conseguiram promover, com sucesso, o transplante de uma parte do pulmão de uma mãe para seu filho de dois anos de idade. O procedimento é chamado de transplante de pulmão vivo porque tem um doador vivo.

O paciente que recebeu o transplante sofria de pneumonia aguda e não conseguia absorver oxigênio suficiente. Esta foi a primeira operação do tipo realizada no mundo com doador vivo.

O transplante foi necessário em ambos pulmões. Como o menino não poderia receber órgãos inteiros de adultos, os médicos optaram por dividir o lóbulo médio do pulmão esquerdo da mãe. O procedimento deu origem a duas porções com um volume mínimo necessário para garantir o funcionamento dos órgãos.

A operação aconteceu no dia 31 de agosto de 2014, quando os médicos transplantaram as porções de pulmão. Depois da cirurgia, o menino passou a respirar normalmente, e os médicos já realizaram testes para garantir o sucesso da operação.

Antes do procedimento, os profissionais envolvidos já haviam constatado a compatibilidade do pulmão da mãe da criança. Segundo a equipe médica do hospital universitário de Okayama, este foi o primeiro transplante do mundo a utilizar fragmentos pequenos de pulmão de um doador vivo. O cirurgião responsável pela operação foi Takahiro Oto.





Img - Médicos japoneses realizam o primeiro transplante de pulmão vivo do mundo
+ Sobre essa Curiosidade: Transplante Saúde
Comentários:

Curiosidades Relevantes