CuriosidadeCiênciasMente estressada pode adoecer o corpo

Mente estressada pode adoecer o corpo

Img Mobile - Mente estressada pode adoecer o corpo
Img - Mente estressada pode adoecer o corpo




Na vida diária estamos constantemente expostos a situações estressantes que podem causar modificações emocionais. Não é raro pessoas sob muita pressão perceberem manifestações físicas involuntárias, como dor de barriga, calor, travamento dos dentes, insônia, síndrome do pânico, impotência sexual, dentre outras. O acúmulo de responsabilidades, problemas e preocupação em excesso pode adoecer o ser humano.

Segundo o psiquiatra do Hospital Daher, Ricardo Brasil, a dor é uma comunicação da mente com o organismo. “Quando a pessoa vive em constante estresse, pode sentir reflexos no corpo, numa tentativa do cérebro de desviar-se dos problemas. Psiquicamente, pode ser interpretado como um pedido de socorro”. De acordo com o médico, existem estudos que buscam comprovar a relação de doenças com o estresse.

“Uma mente estressada pode ser comparada a um corpo que corre incessantemente. Só que correr o tempo todo, desgasta o físico, da mesma maneira que o estresse desgasta a mente”. O estresse interfere na saúde física e pode até agravar doenças pré-existentes. Segundo o doutor Ricardo, o estresse é uma doença antiga e há séculos é responsável por mascarar doenças. “Independente do tipo da doença, o estresse tem o poder de agravar o diagnóstico e dificultar o tratamento”, disse o médico.

Cada indivíduo interpreta os problemas e pressões cotidianas de forma diferente. A personalidade é um fator determinante para superar as dificuldades ou fazê-las crescer. De acordo com Dr. Brasil, pessoas otimistas recuperam-se de doenças bem mais rápido, e melhor, em comparação às pessimistas. “O otimista adoece menos e responde melhor ao tratamento. Já para o pessimista, o problema dele é sempre pior e a dor é maior. Ele não sabe viver completamente são. É como se ele se sentisse mais seguro doente”, argumenta.

O estressado não consegue desfrutar as coisas boas da vida, como esporte, namoro, e viagens, pois está sempre ocupado com coisas “mais importantes”. Existem tratamentos farmacológicos para o estresse, mas o tratamento adequado consiste na busca do equilíbrio em todas as áreas. “Não podemos trabalhar demais e deixar de lado momentos de lazer. Devemos procurar o bem estar espiritual, mental e físico. Esse é o caminho para uma vida saudável”, afirma o médico.


Esse texto foi enviado via e-mail por Ananda Moura em 7 de janeiro de 2011 às 09:29 - Email: imprensa [arroba] hospitaldaher.com.br
Hospital Daher - http://www.hospitaldaher.com.br





Img - Mente estressada pode adoecer o corpo
+ Sobre essa Curiosidade: Mente Corpo Stress Estresse Doença
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • OMS confirma que mosquitos geneticamente modificados ajudam a combater o Zika Vírus
  • Como ter cidadania de outro país e como pedir asilo?
  • Novo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria
  • Tudo sobre o Google Allo
  • As Minas do Rei Salomão
  • Curiosidades sobre a palavra UBUNTU (Distribuição do Linux)
  • O ser humano é o único animal capaz de sorrir!
  • Contato extraterrestre com voz feminina imitando gato - Ovni em Radar Russo

Você Sabia?

O corpo humano tem 100.000 quilômetros de veias, artérias e vasos sanguíneos.