Universo

Meteoros

Entenda o que são meteoros!

Os meteoros são aquilo que, cotidianamente, chamamos de estrela cadente. Isso significa que você, provavelmente, já viu um meteoro no céu. Esse tipo de fenômeno é mais facilmente visto quando o céu está bem escuro.

Na prática, um meteoro é classificado como uma partícula rochosa ou de ferro, que entra rapidamente na atmosfera da Terra. A queima do meteoro também é extremamente rápida. Por isso, o fenômeno é visualizado de maneira tão instantânea no céu.

Os meteoros podem ser capturados pela gravidade da Terra. Em alguns casos, ocorrem, até mesmo, as chamadas chuvas de meteoros. O fenômeno está relacionado à interceptação da órbita de um cometa, que espalha partículas de rocha e gelo pelo sistema solar.

No Brasil, existe a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), que monitora a ocorrência deste fenômeno. Essa rede tem 82 estações, em 19 estados brasileiros. Já foram registrados oficialmente mais de 82 mil meteoros no Brasil.

ANÚNCIOS

Mais informações e detalhes sobre meteoros

O Meteoro, ou estrela cadente, é classificado como um fenômeno astronômico luminoso. Ele acontece na atmosfera terrestre.

Existem também as variações dos meteoros, chamados de bólidos ou bolas de fogo. Estes são meteoros extremamente brilhantes.

ANÚNCIOS

Quando os meteoros atingem a superfície terrestre, eles recebem o nome de meteoritos. Enquanto no céu, o rastro luminoso do meteoro é resultado da vaporização dos meteoroides na atmosfera. Essa luz é ionizada e de curta ou longa duração, dependendo do tipo de esteira ou rastro do fenômeno.

Quando não fazem parte das chuvas de meteoros, os fenômenos são considerados esporádicos. A luz de um meteoro também pode ser acompanhada por explosões.

Chuva de Meteoros, Estrelas Cadentes

Além de estrela cadente, o meteoro ainda é chamado de estrela fugaz. Como curiosidade, a palavra “meteoro” vem do grego e significa elevado no céu.

A classificação dos meteoros, bem como de outros fenômenos, é feita pela União Astronômica Internacional. Segundo os pesquisadores, é mais comum ocorrerem chuvas de meteoros no hemisfério norte do que no hemisfério sul do planeta.

Os meteoros são fenômenos de incrível beleza e que chamam a atenção dos seres humanos. Ter a chance de ver um fenômeno como este é, verdadeiramente, uma sorte e um privilégio!

Cratera de Meteoro

Leia também:
A diferença entre Cometa, Meteoro e Asteróide

Sobre o Autor