CuriosidadeMundo BizarroMudança de clima acabou com dinossauros antes de asteróide

Mudança de clima acabou com dinossauros antes de asteróide

Img Mobile - Mudança de clima acabou com dinossauros antes de asteróide
Img - Mudança de clima acabou com dinossauros antes de asteróide




O frio estava matando dinossauros muito antes do asteróide que muitos cientistas acreditam ter acabado com a espécie.

O asteróide que teria atingido a Terra há 65 milhões de anos, no período cretáceo, pode ter sido apenas o tiro de misericórdia.

Especialistas australianos estão afirmando que quando o asteróide se chocou com o planeta, metade dos dinossauros já havia morrido porque o clima tinha esfriado demais.

Eles se baseiam em exames dos isótopos de oxigênio em fósseis, que indicam a temperatura quando os fósseis foram formados, permitindo aos cientistas analisar mudanças de clima ao longo do tempo.



Esfriamento da Terra

Fósseis de dinossauros encontrados em Alberta, no Canadá, e que datam de sete milhões de anos antes da colisão do asteróide até a época da colisão, mostram que a temperatura média na região caiu de 25ºC para 15ºC.

Por causa do sangue frio, répteis como crocodilos e tartarugas, além dos dinossauros, morreram em consequência do clima mais frio.

Também houve uma queda no nível de chuvas, durante o mesmo período, mas David Eberth, do Museu Real Tyrrell de Paleontologia, que chefiou a pesquisa, diz que não está claro o porquê de os dinossauros terem sido afetados tão dramaticamente.



Temperatura do Corpo

Angela Milner, Palenteóloga do Museu de História Natural de Londres disse à BBC que "muita gente já havia sugerindo que a razão para o declínio dos dinossauros tinha sido a mudança de clima, mas este estudo consegue demonstrar categoricamente que houve uma queda drástica na temperatura".

Ela explica que os dinossauros podem ter resistido mais tempo do que outros répteis à queda da temperatura, porque o tamanho deles permitia que eles mantivessem a temperatura do corpo constante.

Mas eles não poderiam ter resistido por muito tempo.

"Na percepção popular, os dinossauros morreram porque o planeta foi atingido pelo asteróide, mas este estudo não favorece a crença", acrescenta Milner.

"Mas a colisão pode ter sido o tiro de misericórdia", afima a estudiosa.

O estudo foi publicado na revista Chemistry and Industry.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2002/020831_diossaurocb.shtml





Img - Mudança de clima acabou com dinossauros antes de asteróide
+ Sobre essa Curiosidade: Chicxulub cratera meteoro dinossauro
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A maior cratera da Terra

    Geólogos sul-africanos identificaram a maior e mais antiga cratera feita por um meteoro na Terra á 2.100 milhões de anos, um meteorito causou a destruição d...
    Leram 102526 Vezes

  • As 9 maiores crateras criadas pelo homem

    Existem diversas crateras no mundo, muitas delas provocadas pela ação do homem, principalmente nas atividades da mineração. As maiores crateras criadas pelo...
    Leram 17089 Vezes

  • Meteoros

    Os meteoros são aquilo que, cotidianamente, chamamos de estrela cadente. Isso significa que você, provavelmente, já viu um meteoro no céu. Esse tipo de fenô...
    Leram 19757 Vezes

  • Meteorologista é formado em que?

    O meteorologista é um profissional que se dedica aos eventos relacionados ao clima, como as chuvas, os ventos, as temperaturas, a umidade relativa do ar e a...
    Leram 3412 Vezes