CuriosidadeCiênciasNASA confirma asteroide em curso para um encontro próximo com a Terra

NASA confirma asteroide em curso para um encontro próximo com a Terra

Img Mobile - NASA confirma asteroide em curso para um encontro próximo com a Terra
Img - NASA confirma asteroide em curso para um encontro próximo com a Terra




A NASA, Agência Espacial Norte-Americana, teria confirmado que um asteroide gigante estaria em curso de encontro com a Terra num futuro próximo. O corpo estaria se movimentando pelo espaço a uma velocidade de 40.000 milhas por hora (64.374 km/h).

Chamado de asteroide 86666, ele deve passar fora da órbita da Terra. Contudo, os teóricos da conspiração ficaram confusos com o anúncio, e temem que este asteroide se aproxime demais do nosso planeta. De acordo com uma profecia, quando um asteroide gigante estivesse previsto para se aproximar da Terra, ele poderia até não bater no planeta, mas traria morte e destruição.

A NASA agiu de maneira incomum ao confirmar que um asteroide gigante está sendo arremessado através do espaço em alta velocidade, com capacidade de chegar perto de Terra. Normalmente, a agência mantém esse tipo de informação em sigilo para não causar pânico.

Os pesquisadores ainda não foram capazes de confirmar o tamanho exato do asteroide, mas acredita-se que ele tenha uma massa colossal de movimento rápido, podendo apresentar uma largura de até 1,6 milhas.

De acordo com a NASA, o asteroide foi descoberto pela primeira vez há 5925 dias, ou 16 anos. Ele foi classificado como um asteroide Near-Earth, ou seja, cuja órbita cruza a órbita da Terra.

Esse asteroide é semelhante ao Apollo 1862, que foi classificado como um objeto potencialmente perigoso, que tinha o potencial para fazer abordagens perto da Terra e um tamanho grande o suficiente para causar danos significativos em caso de impacto. Até agora, o que se sabe é que o asteroide 86666 é certamente um objeto grande, que vai chegar perto de Terra, mas não perto o suficiente para causar qualquer dano.

A NASA usa seu sistema de monitoramento de colisão altamente automatizado, chamado de Sentry, para digitalizar continuamente o catálogo de asteroides e as possibilidades de futuro impacto com a Terra nos próximos 100 anos. Para aqueles que estão preocupados com o futuro, vai uma notícia boa: fique tranquilo por mais 23 anos, pois o próximo grande objeto observado recentemente em rota com a Terra é o RN35 2015, que está atualmente projetado para chegar relativamente perto da Terra entre os anos de 2038 a 2114.

Nenhum dos milhares de objetos no sistema de monitoramento de risco da NASA é considerado como susceptível de impacto com a Terra num curto prazo. Atualmente, todas as possíveis ameaças estão classificadas como risco zero.

Via Mirror.





Img - NASA confirma asteroide em curso para um encontro próximo com a Terra
+ Sobre essa Curiosidade: Asteroide NASA
Comentários:

Curiosidades Relevantes