CuriosidadeTecnologiaNevada, nos Estados Unidos, é o primeiro estado a autorizar carros sem motoristas

Nevada, nos Estados Unidos, é o primeiro estado a autorizar carros sem motoristas

Img Mobile - Nevada, nos Estados Unidos, é o primeiro estado a autorizar carros sem motoristas
Img - Nevada, nos Estados Unidos, é o primeiro estado a autorizar carros sem motoristas




Os Jetsons se sentiriam em casa em Nevada, nos Estados Unidos, pois foi este o primeiro estado do país a aprovar formalmente a legislação que autoriza o uso de veículos autônomos em suas estradas. Isso quer dizer que, em Nevada, os carros são autorizados a circular sem motoristas.

A idéia que parece absurda está se tornando mais real a cada dia. Os fabricantes trabalham para desenvolver uma tecnologia que pode permitir que um motorista escolha um destino e deixe que o veículo se dirija para lá automaticamente. Na verdade, o Google tornou-se líder em tecnologia autônoma, com vários protótipos que já registraram mais de 160.000 quilômetros de testes.

Enquanto a maioria dos especialistas afirmam que a tecnologia ainda está a anos de distância de aplicação generalizada, os legisladores de Nevada, aparentemente, não podiam esperar. No verão passado, eles ordenaram que reguladores estaduais estabelecessem normas para o uso de veículos autônomos.

Esses trabalhos já foram finalizados - e o Departamento de Veículos Motorizados de Nevada agora terá de formalizar os procedimentos de licenciamento para as empresas que queiram testar seus veículos no Estado.

"Nevada é o primeiro estado a abraçar o que é certamente o futuro dos automóveis", disse o Diretor do Departamento de Veículos Motorizados, Bruce Breslow em um comunicado à imprensa. "Estes regulamentos estabelecem que as empresas devem cumprir os requisitos para testar seus veículos em vias públicas de Nevada, bem como requisitos para que os residentes possam operá-los no futuro."

A decisão de agir foi aparentemente conduzida, pelo menos em parte, pelo Google, que queria garantir que o seu programa de teste do veículo autônomo não fosse considerado ilegal.

O Google lançou oficialmente o seu programa de investigação e desenvolvimento em 2010 e até agora o veículo não registrou nenhuma colisão.

Nevada manteve uma restrição nas novas regras: "Não há isenção para beber e dirigir", advertiu Breslow, o que significa que uma pessoa bêbada não poderá ser jogada no banco de trás de um veículo autônomo para seguir para a casa.

O operador do veículo, pelo menos por agora, terá de ter uma licença especial. E os veículos serão obrigados a usar uma espécie de "caixa preta" para controlar seu funcionamento, com dados que serão entregues ao Estado.

Os fabricantes serão obrigados a informar o estado de quando e onde eles estarão testando seus veículos.

O Google é apenas um dos jogadores em campo nessa rápida expansão. A General Motors já executa vários testes, incluindo um que exige a instalação de sensores especiais em um trecho da rodovia Interestadual ao norte de San Diego. Ela também tem trabalhado com a Universidade de Pittsburgh em um veículo de auto-condução SUV, apelidado de "The Boss".

A BMW, por sua vez, também tem um número de veículos de testes em operação.

O governador de Nevada, Brian Sandoval, teve uma demonstração pessoal do que a nova lei pode cobrir quando ele estava num carro Toyota Prius que usou radar e outros sensores para guiá-lo ao seu destino.


Vídeo do carro sem motorista em funcionamento:



Fonte: Msnbc.msn.com





Img - Nevada, nos Estados Unidos, é o primeiro estado a autorizar carros sem motoristas
+ Sobre essa Curiosidade: Google General Motors Carro sem motorista
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Facebook vs Google +

    O lançamento do Google+ tornou ainda mais evidente a guerra instaurada pelo Google contra o Facebook. As gigantes da internet lutam pela liderança da Web. M...
    Leram 7670 Vezes

  • Google com data center em alto mar

    O Google, devido a ambição de sistematizar o total das informações contidas na internet, cada vez mais demanda infra estrutura de hardware: isto resulta em ...
    Leram 15658 Vezes

  • Cronologia do Google

    O Google comemorou 15 anos de vida no dia 27 de setembro de 2013! Durante todo este tempo a empresa escreveu uma história de muito sucesso. Hoje, o Googl...
    Leram 5170 Vezes

  • Trajetória do Google

    Trajetória do Google e seu 13º aniversário No dia 27 de setembro comemora-se o aniversário do site mais famoso do mundo, o Google. Já são treze anos de uma...
    Leram 7566 Vezes

  • Tudo sobre o Google Allo

    Quem é fã de tecnologia sabe que o Google nunca fica para trás quando o assunto é interatividade digital. Prova disso é que a empresa acaba de lançar seu no...
    Leram 2179 Vezes