CuriosidadeCiênciasNovo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria

Novo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria

Img Mobile - Novo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria
Img - Novo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria




Um novo projeto está em andamento no laboratório de física europeu CERN para produzir versões de antimatéria de prótons e prendê-los para estudo.

A Antimatéria é prima da matéria normal. Para cada partícula subatômica regular, existe o suficiente, em massa igual ou oposta, para a criação da antipartícula. Quando uma partícula e sua parceira antimatéria se encontram, elas se aniquilam umas ao outras para se tornarem energia pura.

De Genebra, na Suíça, baseado no CERN (Organização Européia para Pesquisa Nuclear), encontra-se o lar de outras experiências físicas de famosos cientistas. Lá se encontra o maior acelerador de partículas do mundo - o Large Hadron Collider, ou LHC – e foi lá que aconteceu o experimento OPERA, que recentemente anunciou a detecção de partículas que parecem estar viajando mais rápido que a luz.

O novo projeto, chamado Anel de Baixa Energia Extra Antiproton (ELENA), teve sua reunião no CERN na quarta-feira (28 de setembro). O esforço inclui cientistas do Canadá, Dinamarca, França, Alemanha, Japão, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos.

A construção do experimento total está previsto para começar em 2013, e os pesquisadores pretendem produzir seus primeiros antiprótons em 2016.

"Elena é uma nova unidade destinada a criar antiprótons com a menor energia a fim de melhorar o estudo da antimatéria," afirmou Stéphan Maury, chefe do projeto ELENA.

Enquanto experimentos de física de partículas são o foco na aceleração de partículas LHC, ELENA vai usar um anel para retardar seus antiprótons para baixo. Quanto mais devagar as partículas estão se movendo, mais os cientistas serão capazes de prendê-los antes que eles aniquilem as partículas de matéria e desapareçam.

O anel desacelerador ELENA deve ser capaz de melhorar a eficiência com que os antiprótons ficam presos por um fator de 10 a 100 em comparação com desacelerador existente.

"Este é um grande passo para a física de antimatéria", disse o cientista Walter Oelert, que tem sido um dos principais patrocinadores do projeto ELENA. "Ir para o baixo consumo de energia extra aumenta a eficiência de armadilhas antiprótons, que não só irão melhorar o potencial de investigação das experiências existentes, mas permitirão também que o CERN possa suportar uma ampla gama de experimentos de antimatéria."

A primeira descoberta de antiprótons aconteceu em 1955 por pesquisadores que ganharam o Prêmio Nobel. Outro Prêmio Nobel foi para CERN por uma descoberta de 1980 de exóticas partículas regulares de antiprótons. Em 1995, pesquisadores do CERN criaram os átomos de antimatéria pela primeira vez, chamados de antiatomos.

A pesquisa futura sobre o Antipróton deve ajudar os cientistas a compreender a natureza fundamental da matéria e da antimatéria, e pode oferecer esperança para o desenvolvimento de novas terapias de tratamento do câncer.


Tradução de Juliana Miranda.

Fonte:
Live Science





Img - Novo experimento aponta para uma bizarra armadilha da Antimatéria
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Luz, matéria e não-matéria?

    Pode parecer intrigante, mas a luz é formada por partículas, os chamados fótons, que apresentam massa zero. Ainda assim, alguns estudiosos garantem que luz ...
    Leram 25787 Vezes

  • A matéria escura expande o universo

    Para sabermos se é verdade ou não o título do texto, é necessário que seja explicado o que é matéria escura do universo. No estudo dos cosmos ela é uma maté...
    Leram 15851 Vezes

  • Matéria Escura

    A matéria escura, também chamada de matéria negra, é objeto de estudo da cosmologia. Ela é classificada como uma forma postulada de matéria, que não apresen...
    Leram 18811 Vezes

  • O Fenômeno da Desmaterialização

    Entre Mundos Paralelos É possível um objeto sólido desmaterializar-se para em seguida se rematerializar no mesmo ou em outro lugar? Ou ainda passar atravé...
    Leram 19580 Vezes

  • A Antimatéria pesa mais que a matéria?

    Os cientistas David Cassidy e Allen Mills, da Universidade da Califórnia, trabalham para criar uma espécie de versão da antimatéria da experiência da queda ...
    Leram 14216 Vezes

  • AEROGEL - O Material mais caro do mundo

    O Aerogel é um material sólido mesoporoso extremamente leve derivado de um gel, no qual a sua parte líquida foi substituida por um gás. O resultado desse pr...
    Leram 30521 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • UFO em formato de concha é filmado nos céus da Sibéria
  • Coreia do Sul trata depressão com funeral falso
  • No Escritório
  • Quais os carros elétricos mais baratos do mundo?
  • Quais os festivais mais insanos do mundo?
  • População Estrelar
  • Como funciona o movimento do vento...
  • Hipóteses para o formato do universo

Você Sabia?

Ficar acordado por 2 semanas pode levar à morte.