CuriosidadeCiênciasO açúcar é o novo tabaco?

O açúcar é o novo tabaco?

Img Mobile - O açúcar é o novo tabaco?
Img - O açúcar é o novo tabaco?




Não é de hoje que estamos escutando os médicos e nutricionistas falando sobre os malefícios do açúcar. Este produto, que faz parte da vida de milhões de pessoas, está sendo considerado o grande vilão da dieta, causando problemas como obesidade, diabetes e até cáries dentárias. O que muita gente não sabe é que o açúcar refinado também tem relação com o colesterol alto, pressão alta, doenças cardíacas e, possivelmente, até com o câncer.

Segundo um grupo de médicos progressistas, o açúcar atua como uma toxina no corpo e é responsável não só pelas taxas crescentes de diabetes e obesidade, mas também pelo aumento da incidência de doenças cardíacas, câncer e outras doenças crônicas. Diante desta constatação, já tem gente dizendo que o açúcar é o novo tabaco.


Por que o açúcar é tão predominante nos alimentos?



A população é constantemente bombardeada por alimentos repletos de açúcar, como sorvetes, biscoitos, refrigerantes e chocolates. Os especialistas afirmam que a maioria das pessoas está vivendo uma sobrecarga tóxica de açúcar, fato que tem gerado uma verdadeira crise de saúde pública no mundo.

De acordo com o Dr. Robert Lustig, endocrinologista da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o açúcar é tão nocivo quanto o álcool e o cigarro. Para ele, toda substância usada de forma abusiva precisa de uma intervenção social.


O que o açúcar faz?



O açúcar provoca diversas reações no corpo humano, como a produção de gorduras, hormônios e de subprodutos metabólicos. O alimento é prejudicial porque desencadeia reações tóxicas no organismo.

Rosquinhas Doces

Os açúcares refinados adicionados aos alimentos são a causa de muitos dos problemas de saúde diagnosticados nos dias de hoje. Entre todos os diferentes tipos de açúcar, a frutose pode ser o mais prejudicial. Ela é encontrada naturalmente em pequenas quantidades em frutas, mas também é combinada com a glicose para produzir quase todos os tipos de adoçantes comerciais, incluindo o açúcar de mesa e o xarope de frutose.


Por que a frutose é tão prejudicial?



A frutose é metabolizada no fígado e produz gorduras nocivas, os chamados triglicérides. Esse açúcar é enviado para a corrente sanguínea, causando resistência à insulina.

Fruta, Morango com açúcar

Com o passar dos anos, a resistência à insulina leva ao ganho de peso e ao diabetes. Além disso, pode causar doenças cardíacas, reduzir o bom colesterol HDL, aumentar a pressão arterial e pode causar ou acelerar o crescimento de um câncer.

Os altos níveis de insulina impulsionam o crescimento tumoral, já que o hormônio estimula as células cancerosas a se desenvolverem mais rapidamente. Embora o exercício físico possa melhorar o colesterol, ter uma dieta rica em açúcar continua sendo prejudicial.

Apesar dos problemas que o excesso de açúcar pode trazer para a saúde, muitos médicos não indicam a eliminação total do alimento na dieta, já que o açúcar em baixo teor ajuda a melhorar a nossa nutrição global. Por isso, a maioria dos nutricionistas aconselha os pacientes a aprenderem a manter o consumo de açúcar sob controle e a optar por açúcares mais saudáveis, como o demerara, o mascavo ou o cristal.

No que diz respeito aos índices recomendados, as pessoas deveriam se limitar ao consumo de até nove colheres de chá de açúcar por dia. Só para se ter uma ideia do que isso representa, basta dizer que apenas uma lata de Coca-Cola já possui oito colheres de chá de açúcar, ou seja, quase a totalidade do teor diário permitido.

Leia também:
Os males da Coca-Cola

A American Heart Association orienta os cidadãos a checarem os rótulos nutricionais dos produtos para encontrar a quantidade de açúcar que cada um possui. É importante que as pessoas tenham em mente que quatro gramas de açúcar em uma etiqueta de alimento equivalem a uma colher de chá.

Para reduzir o consumo de açúcar, comece cortando as bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados. Por fim, priorize na alimentação os alimentos integrais e os que não tenham adição de açúcares.

Via [ Mens Journal. ]





Img - O açúcar é o novo tabaco?
+ Sobre essa Curiosidade: Açúcar Doce Cigarro Câncer
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • A Curiosa Origem da Pizza
  • Como os dinossauros morreram
  • OVNIs, Mito ou Realidade
  • Será este o lugar mais quente do planeta?
  • Top 10 coisas produzidas em formato de vagina
  • Flagras Engraçados
  • O Curioso Pitohui
  • 15 Minutos de Fama na Web

Você Sabia?

Na Idade Média, os casamentos aconteciam sempre no mês de junho.