Invenções

O Cantor de Jazz – O Primeiro Filme Falado da História – 1927

The Jazz Singer – O Cantor de Jazz foi o primeiro filme falado da história mundial do cinema e sua pré-estreia foi em 6 de Outubro de 1927.

The Jazz Singer, realizado em 1927 por Alan Crosland, ocupa um lugar único na História do cinema: foi o primeiro filme falado.

Conta a história de um conflito de gerações numa família judia, entre Cantor, um pai que pretende que Jakie, seu filho, cante na sinagoga e este, que se dedica, ao invés, à música profana, sob o nome artístico de Jack Robin, tornando-se um entertainer de cabaret.

O pai só lhe perdoará a traição no seu leito de morte.

ANÚNCIOS

O fato de ter arriscado num filme sonoro foi uma aposta ganha pela Warner Brothers.

Anos antes, Thomas Edison e Lee De Forest haviam feito experiências bem-sucedidas em combinar efeitos sonoros com imagem real.

Para protagonista do filme, foi escolhido uma vedeta do teatro musicado da Broadway que proferiria a célebre primeira frase do cinema sonoro: ‘You Ain’t Heard Nothing Yet, Folks…’.

ANÚNCIOS

Contudo, dos cerca de 90 minutos que compõem o filme, só cerca de 20 minutos se referem a sequências faladas, sendo que o restante é uma combinação de cenas mudas com orquestrações gravadas.

Jolson celebrizaria canções como ‘My Mammy’, ‘Blue Skies’ e ‘Toot Toot Tootsie Goodbye’ que fizeram do filme um êxito sem precedentes na sua época, entusiasmando plateias mundiais. O filme mereceu dois remakes de inferior qualidade: um realizado em 1953 por Michael Curtiz com Danny Thomas e Peggy Lee como protagonistas e outro, mais recente, datado de 1980, e com o argumento adaptado aos tempos do rock, com Neil Diamond e Laurence Olivier nos principais papéis, dirigidos por Richard Fleischer.

Fonte:
O Cantor de Jazz. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-03-09].
Disponível na ww.infopedia.pt/$o-cantor-de-jazz

Sobre o Autor