CuriosidadeUfologiaO mistério militar sobre a Antártida

O mistério militar sobre a Antártida

Img Mobile - O mistério militar sobre a Antártida
Img - O mistério militar sobre a Antártida




A Antártida é um dos lugares mais isolados, deslumbrantes e frios do planeta. Com seus 14,0 milhões de quilômetros quadrados, este é o quinto maior continente do planeta, tendo o dobro do tamanho da Austrália (Oceania), por exemplo.

Há cerca de 170 milhões de anos, a Antártida fazia parte do supercontinente chamado Gondwana. Cerca de 25 milhões de anos atrás, a Antártica, como a conhecemos, gradualmente se separou de Gondwana.

Os especialistas acreditam que essa região da Terra já foi coberta de vegetação e repleta de vida. Hoje, no entanto, a região é coberta por 99% de gelo.

Antigamente, a Antártica estava localizada mais ao norte e experimentava um clima tropical ou temperado, o que significa que estava coberta de florestas e era habitada por várias formas de vida antigas. É provável que pessoas tenham vivido neste agora gelado continente e desenvolvido uma sociedade, como ocorreu na África, Europa e Ásia.

A primeira vez que a humanidade supostamente pisou no continente gelado foi por volta de 1820. No entanto, isso não é totalmente correto.

Exploração da Antártida
Linha do Tempo - Exploração na Antártida (Em inglês)

Curiosamente, existem inúmeros mapas antigos que retratam partes da Antártida livres de gelo. Um dos mapas mais controversos foi feito em 1513, pelo almirante turco Piri Reis, que desenhou um mapa que retrata a Antártida.

O mapa de Piri Reis

Outros inúmeros mapas antigos foram descobertos e apontaram indícios claros de que a história contada hoje pelos estudiosos é incompleta. Um documentário chamado Third Reich - Operação OVNI, por exemplo, questiona muitas coisas em relação à Antártida, e uma dessas coisas é a possibilidade dessa região ser dominada por inúmeras bases secretas subterrâneas.



Após o colapso soviético em 1991, a KGB lançou documentos obtidos pelos espiões soviéticos que trabalharam nos Estados Unidos e revelou que o exército americano havia enviado inúmeras expedições à Antártida para propósitos misteriosos.

A operação Highjump, oficialmente chamada de The United States Navy Antarctic Developments Program, aconteceu entre 1946 e 1947, e foi uma operação da Marinha dos Estados Unidos organizada pelo almirante Richard E. Byrd Jr. Ao todo, a força tarefa envolveu 4.700 homens, 13 navios e 33 aeronaves. Para muitas pessoas, o propósito dessa missão permanece um mistério.

Lugar secreto na Antártida

Atualmente, cerca de 30 nações operam bases e estações de pesquisa no continente, mas pouca informação é repassada à sociedade sobre o que exatamente está acontecendo lá. O Tratado Antártico exige que seja feita pesquisa científica na área sem a presença militar, mas os militares visitam o continente de tempos em tempos.

Leia também:
Os mistérios escondidos na Antártida

Será verdade que os Estados Unidos mantêm uma área secreta escondida em uma grande abertura no gelo? Se isso for verdade, essa é a área de exclusão mais remota, misteriosa e secreta da Terra.





Img - O mistério militar sobre a Antártida
+ Sobre essa Curiosidade: Antártida
Comentários:

Curiosidades Relevantes