CuriosidadeHistóricasO perigo da Anarquia em um Brasil polarizado

O perigo da Anarquia em um Brasil polarizado

Img Mobile - O perigo da Anarquia em um Brasil polarizado
Img - O perigo da Anarquia em um Brasil polarizado




O Brasil passa por um momento histórico e dramático de polarização política. De um lado estão os governistas, do outro os opositores. Nesta guerra de ânimos acirrados quem perde é a população, que vê o país afundar em uma crise econômica, política e institucional.

Em meio aos embates entre PT (Partido dos Trabalhadores) e os partidos de oposição, é possível notar um claro enfrentamento de grupos distintos dentro da sociedade brasileira: quem é a favor do governo e quem é contra. O problema é que isso tem gerado uma avalanche de manifestações de ódio, insultos racistas e conflitos entre a população, provocando um verdadeiro caos, que em nada serve para melhorar as condições da nação.

A polarização entre PT e Oposição coloca em risco a democracia, tornando claro o perigo de instauração de uma anarquia no país. No Brasil atual, a imprensa é chamada de golpista, os políticos defendem posições controversas e um único partido é capaz de provocar amor e ódio entre as pessoas.

Dentro deste contexto de polarização entre governistas e opositores, o Brasil também se dividiu, separando os manifestantes pró e anti-PT. Um clima de ódio e rivalidade paira sobre o país, e isso é resultado direto do baixo nível de politização, civilidade e consciência da sociedade brasileira. O grande risco é que esse embate político acabe gerando conflitos violentos por causa de diferenças ideológicas.

A política está dividindo o Brasil, e o PT contribui para a manutenção dessa realidade polarizada, na qual o ódio e as diferenças entre ricos e pobres são incentivados.

Caso a Operação Lava Jato resulte na prisão do ex-presidente Lula, a situação no país ficará ainda mais complicada, com uma polarização acentuada e sérios riscos de manifestações tensas. Só para se ter ideia da realidade, uma pesquisa do Instituto Vox Populi apontou que 56% dos 15 mil entrevistados eram contrários a investigações sobre o ex-presidente e diziam acreditar na inocência de Lula.

A crise econômica também é responsável pelo aprofundamento da polarização no Brasil. A possibilidade do impeachment da presidente Dilma Rousseff tornou a situação ainda mais delicada.

De acordo com analistas políticos, falta maturidade tanto para os partidos opositores quanto para os governistas, e isso tem tornado a sociedade intolerante. A polarização entre esquerda e direita não pode, de maneira alguma, levar o país a uma guerra interna violenta.





Img - O perigo da Anarquia em um Brasil polarizado
+ Sobre essa Curiosidade: Politica Corrupção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Origem do presente natalino
  • O Experimento da Prisão de Stanford
  • Carro Gêmeo Siamês
  • Barba protege a saúde?
  • Qual a origem do batom?
  • Quantas pessoas morrem e nascem no mundo?
  • Mitocôndrias: Invasores genéticos
  • Curiosidade sobre a Escala Celsius

Você Sabia?

O orgasmo dos porcos dura cerca de 30 minutos.