CuriosidadeCiênciasO planeta terra pode ter tido mais de dois polos magnéticos

O planeta terra pode ter tido mais de dois polos magnéticos

Img Mobile - O planeta terra pode ter tido mais de dois polos magnéticos
Img - O planeta terra pode ter tido mais de dois polos magnéticos




O campo magnético da Terra é extremamente importante para o equilíbrio do planeta. Hoje, sabemos que a Terra possui dois polos magnéticos, mas, de acordo com um novo estudo, nosso planeta pode ter tido mais de dois polos no passado.

Segundo a pesquisa publicada na revista científica "Geophysical Research Letters", a Terra pode ter tido vários polos magnéticos há 800 milhões de anos. Sendo assim, diferentemente do que conhecemos hoje com os polos sul e norte, o planeta tinha uma outra configuração.


A atuação dos polos magnéticos



O fato de estarmos cercados por um campo magnético nos garante uma proteção extra contra a radiação solar. É precisamente por esta razão que a vida é possível em nosso planeta. Caso contrário, a radiação iria queimar tudo, até os microrganismos mais resistentes ao calor.

Sem um campo magnético em torno do nosso planeta, os ventos solares iriam destruir a camada de ozônio, que nos protege contra a radiação prejudicial.


Descoberta dos Cientistas



Agora, o novo estudo sugere que a Terra pode ter tido no passado um campo magnético multipolar. Acredita-se que este campo teria se originado a partir do núcleo do planeta, mas até hoje ninguém pode afirmar com precisão a origem do campo geomagnético.

Na sua essência, a Terra tem um núcleo sólido de ferro, com uma temperatura de aproximadamente 5700 graus Celsius. Este metal é mantido sob uma forma sólida e impedido de se transformar em líquido, devido às forças gravitacionais maciças.

No entanto, de acordo com o novo estudo, o núcleo interior do nosso planeta nem sempre foi sólido. Depois de analisar a história térmica da Terra, os cientistas sugeriram que o núcleo interno começou a se solidificar há cerca de 650 milhões de anos.

Essa descoberta reforça a teoria de que a Terra já teve mais de dois polos magnéticos. Agora, só falta os pesquisadores investigarem as rochas magnetizadas para confirmar essa teoria.


Via Dispatch Review.





Img - O planeta terra pode ter tido mais de dois polos magnéticos
+ Sobre essa Curiosidade: Magnetismo
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Quem descobriu o magnetismo da Terra?

    Os primeiros a observar o magnetismo na Terra foram os gregos. Eles tentaram explicar esse fenômeno e foram os responsáveis pelo descobrimento da pedra magn...
    Leram 6022 Vezes

  • O Magnetismo da Terra

    A Terra pode ser considerada um imã gigantesco. O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes elétricas que circulam no núcleo do planeta, que é co...
    Leram 14770 Vezes

  • O Descobrimento do Eletromagnetismo

    Na ocasião de seu descobrimento o eletromagnetismo foi visto com incredulidade. Em 1821, Faraday, cientista inglês, descobriu o eletromagnetismo. Era ...
    Leram 17891 Vezes