CuriosidadeMundo BizarroO que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual

O que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual

Img Mobile - O que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual
Img - O que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual




Antes de começarmos o artigo, com certeza muitas pessoas já ouviram uma palavra semelhante a esta e que foi repetidamente dita logo após uma atriz famosa ser presa por furtar uma loja. Cleptomania é uma palavra de origem grega, vem de kleptes que significa ladrão e também de kleptein que significa roubar, agir em segredo, e mania, vem da palavra loucura.

Agora que sabemos um pouco sobre o significado da palavra que inspirou a palavra Cleptocracia, fica até mesmo autoexplicativa. A palavra Clepto tem o mesmo significado, já o final, nada mais é que a extração do final da palavra democracia, para deixar bem explicito que se trata do roubo desmedido e desaforado dos eleitos pelo próprio país. Ainda mais no período que vivemos atualmente, essa crise que tem deixado muitas pessoas com os olhos bem abertos.

Mas, nesta junção o significado seria “estado governado por ladrões” e, este infeliz termo é utilizado para se referir a países que possuem dirigentes que tomam suas decisões pensando apenas em si próprios, com extrema parcialidade, indo de encontro de seus próprios interesses pessoais do que os interesses da nação.

Eles desviam a riqueza da população e as dirigem para as pessoas que detém o poder, utilizando caminhos nada ortodoxos para deixar tudo o mais lavado possível. Eles criam leis, projetos, sem qualquer viabilidade simplesmente para conseguirem uma maneira de desviar a riqueza utilizando tais recursos.

Em países que utilizam tal falta de respeito com seus contribuintes, sofrem com males econômicos que torna a nação ainda mais empobrecida e revoltada com toda situação. Recessão econômica é uma delas, lembra algum país de língua portuguesa da América do Sul? Os direitos civis também são prejudicados e a cleptocracia costumam se espalhar pelos demais estados, afinal de contas, nesse tipo de regime político, todos os políticos querem sua fatia do bolo.

Abaixo, uma lista com os 10 países mais corruptos:



Haiti: A violência e a miséria estão espalhadas pelo país. Papa e Baby Doc já mataram mais de trinta mil pessoas durante seus conflitos, forçando os haitianos a viverem em um estado de abandono e insegurança.

Venezuela: Existem dois grandes nomes que se destacam no país em termos de corrupção: Numa Rojas e Edgardo Parra que chegaram a ser detidos entre 2005 e 2009.

Iraque: Este país foi palco de um dos grandes conflitos do Oriente Médio e até os dias de hoje, sofre com tal parte de sua história. O Iraque ainda sofre a influência dos Estados Unidos e também com o nepotismo. Um país que já foi rico, mas que foi pilhado, roubado e destruído.

Sudão do Sul: Este é um país que sofre com o roubo de bens naturais por forças predatórias e internacionais. Desde o ano de 2006 funciona uma comissão anticorrupção que tem mostrado avanços significativos no país.

Turcomenistão: Este país é dominado pelo presidente Turkanbashi que manda com mãos de ferro a sua república presidencialista. Em 1991 tornou-se independente da URSS mas ainda caminha com dificuldade para o neoliberalismo.
Myanmar: 40 anos de ditadura, sem mencionar a corrupção. É um país que enfrenta injustiças e ainda, a violência militar, como o Brasil sofrera alguns anos atrás. Esse país é observado de perto pela ONU devido aos abusos aos direitos humanos.

Sudão: O Sudão também vive uma ditadura autoritária e bem violenta desde 1989, porém, a partir de 2003 a população tem sofrido mais ainda pelo fato dos conflitos resultarem em guerrilhas e mortes.

Afeganistão: Neste país, ao contrário dos demais, a corrupção vem da zona rural, não quer dizer que nas urbanas não tenham, porém, se compará-las, a rural ganha em termos de subornos.

Coréia do Norte: Outro país que sofre nas mãos de um ditador que defende a monarquia absolutista.

Somália: Esse não poderia deixar de estar na lista, afinal de contas, algumas cenas chocaram o mundo e não foram esquecidas até hoje. Os somalianos sofrem com as guerras civis, com a fome e com golpes de estados frequentes que deixa o país enfraquecido.

E para a surpresa de todos, o Brasil não é um dos primeiros da lista, sua posição é de 69, só não vou fazer um trocadilho para não desrespeitar os eleitos, mas essa posição é de...





Img - O que é Cleptocracia? E os Top 10 governos mais corruptos do mundo atual
+ Sobre essa Curiosidade: Dilma Política Corrupção
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual a importância de ter um satélite Brasileiro?
  • Curiosidades sobre a palavra UBUNTU (Distribuição do Linux)
  • O que é Somaterapia?
  • Curiosidade sobre o Gmail
  • Qual a primeira estrada com pedágio no Brasil?
  • Chupa Cabra ou Extraterrestre
  • Como o pênis é conhecido porpularmente
  • CEO da Tesla revela sistema de bateria de carros elétricos para uso em residências

Você Sabia?

Comer maçã ajuda a ficar acordado.