CuriosidadeCiênciasO que é farmacocinética?

O que é farmacocinética?

Img Mobile - O que é farmacocinética?
Img - O que é farmacocinética?




A farmacocinética é o estudo do percurso que a medicação faz no corpo humano. Todo organismo que recebe um medicamento passa pelo processo de farmacocinética, que consiste na efetivação dos efeitos desejados depois do consumo de uma droga específica e indicada para amenizar determinado sintoma ou doença.

Toda droga administrada ao organismo é absorvida, transformada ou biotransformada e depois é eliminada do corpo humano. Nesse processo, a Farmacocinética é o caminho que o medicamento faz, demonstrando todas as etapas pelas quais a droga passa desde a administração até a excreção.

De uma forma geral, a farmacocinética conta com as seguintes etapas: administração, absorção, biotransformação, biodisponibilidade e excreção. Toda as vezes que uma droga entra no corpo humano, o processo da farmacocinética começa a se desenvolver. As etapas desse caminho acontecem de forma simultânea.

Na primeira etapa do processo farmacocinético, a absorção leva o medicamento pelo organismo. Isso pode acontecer por via oral ou pela corrente sanguínea. Nos casos em que a medicação entra no organismo pela corrente sanguínea, a etapa de absorção não acontece, pois o medicamento é automaticamente distribuído para a circulação.

Na segunda etapa da farmacocinética acontece a passagem, onde o medicamento passa por uma metabolização no fígado. O medicamento chega aos órgãos, ao sistema nervoso central, ao coração e ao pulmão.

A última fase da farmacocinética é a eliminação do medicamento, que é realizada pela secreção biliar.





Img - O que é farmacocinética?
+ Sobre essa Curiosidade: Saúde Doença Remédio
Comentários:

Curiosidades Relevantes