Img - O que é o Bluetooth e a sua Origem...


O que é o Bluetooth e a sua Origem...

O Bluetooth é uma tecnologia de comunicação que opera por ondas de rádio e que permite, por exemplo, enviar fotos de um celular para um computador sem a necessidade de usar cabos.

1 O Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Para isso, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos. A transmissão de dados é feita através de radiofreqüência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.

1Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes:
1Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metros;

1Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros;

1Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.

1Isso significa que um aparelho com Bluetooth classe 3 só conseguirá se comunicar com outro se a distância entre ambos for inferior a 1 metro, por exemplo. Neste caso, a distância pode parecer inutilizável, mas é suficiente para conectar um fone de ouvido a um telefone celular pendurado na cintura de uma pessoa. É importante frisar, no entanto, que dispositivos de classes diferentes podem se comunicar sem qualquer problema, bastando respeitar o limite daquele que possui um alcance menor.

1A velocidade de transmissão de dados no Bluetooth é baixa: até a versão 1.2, a taxa pode alcançar, no máximo, 1 Mbps. Na versão 2.0, esse valor passou para até 3 Mbps. Embora essas taxas sejam curtas, são suficientes para uma conexão satisfatória entre a maioria dos dispositivos. Todavia, a busca por velocidades maiores é constante, como prova a chegada da versão 3.0, capaz de atingir taxas de até 24 Mbps.

O nome Bluetooth tem origem no idioma viking antigo e significa (Dente-Azul) e foi uma homenagem ao (rei escandinavo - Harald Blåtand) mais conhecido como HARALD BLUETOOTH, que no século 10, uniu as tribos vikings, formando a Dinamarca e a Noruega.

Fonte:
1 http://www.infowester.com/bluetooth.php


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "O que é o Bluetooth e a sua Origem...":
 Bluetooth |   Wi-fi |   Wireless |   Rádio | 

 


Essa curiosidade foi lida 10474 Vezes | Tema: Tecnologia

Curiosidades Relevantes

A Descoberta Rádio(Ra)
Neste tempo de mercantilismo, vale o exemplo de Pierre e Marie Curie, que em 1898 descobriu o Rádio da Pechblenda/uranita. Pierre e Marie poderiam ter re...
Leram 16166 Vezes

A Invenção da Rádio
Rádio Itália 1896 O cientista inglês James Clerk Maxwell ao estudar a natureza eletromagnética da luz, teorizou sobre certos fenômenos ondulatórios prod...
Leram 32696 Vezes