CuriosidadeCiênciasO que é o olho do furacão?

O que é o olho do furacão?

Img Mobile - O que é o olho do furacão?
Img - O que é o olho do furacão?




Os furacões são classificados como grandes tempestades, nas quais a velocidade dos ventos pode alcançar a marca de 257 km por hora. O fenômeno é extremamente perigoso e, por isso, a recomendação dos especialistas é que as pessoas fiquem em casa durante esse tipo de ocorrência.

Um ponto que chama muito a atenção das pessoas em relação a este tipo de fenômeno é o local do olho do furacão. Entenda melhor este conceito!


Como é definido o olho do furacão?



O olho do furacão é o local onde uma tempestade tropical começa a se formar e a ficar mais forte. Normalmente, ele compreende uma área de 30 a 65 quilômetros de diâmetro. É a partir do olho do furacão que os meteorologistas realizam o trabalho de acompanhamento do fenômeno climático.

olho do furacão visto do espaço

Segundo especialistas, na área do olho do furacão, os vapores de ar apresentam um movimento rotatório a partir de um ponto central. A velocidade desse movimento aumenta progressivamente, com ventos extremamente fortes ao redor. Esse processo ocorre da área de superfície do oceano até a região mais alta do furacão.

A observação do olho do furacão à distância passa a impressão de que o fenômeno é calmo e sem chuvas, mas, na verdade, o interior do olho é bastante perigoso, com ondas que chegam a 40 metros de altura.

Vale ressaltar que o olho do furacão começa a se formar sempre sobre as águas quentes dos oceanos em áreas tropicais. Isso acontece porque a evaporação da água nestes locais é muito intensa.

Formação do Furacão

O olho do furacão, ou região central da tempestade, não costuma apresentar nuvens ou chuva, por isso passa a impressão de calmaria. Segundo o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (Universidade de São Paulo), o olho se forma sempre que ocorre um fluxo de ar de cima para baixo.

Pouco tempo depois da formação do olho do furacão, o fenômeno se torna destruidor e muito forte. É nesse momento que acontece o surgimento da parede de nuvens ao redor da tempestade.


Áreas mais afetadas por furacões no mundo



olho do furacão, satélite 2

A maior parte dos furacões alcança uma velocidade média de até 120 km por hora, embora os mais perigosos possam realmente alcançar a marca de mais de 200 km por hora. As regiões do planeta que mais sofrem com esse tipo de ocorrência são: Japão, Estados Unidos, Austrália e Canadá, principalmente nas águas do Oceano Pacífico, Oceano Índico e Oceano Atlântico Norte. Felizmente, o Brasil não está nessa lista de países ameaçados pelo fenômeno climático!





Img - O que é o olho do furacão?
+ Sobre essa Curiosidade: Furacão Ciclone Ventos Tornado
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como os ciclones tropicais se formam?

    A natureza nos proporciona verdadeiros espetáculos de fenômenos, tão interessantes quanto assustadores. Como os ciclones tropicais, uma alteração formada pe...
    Leram 17045 Vezes

  • A Curiosa Formação dos Tornados

    O tornado é uma coluna de ar em rotação acelerada cujo centro apresenta pressão extremamente baixa. Os tornados são comuns na primavera e no começo do verão...
    Leram 25926 Vezes

  • Balanço da destruição do Furacão Irma

    O furacão Irma passou pelo Estado norte-americano da Flórida no dia 10 de setembro de 2017, depois de ter causado grande devastação em diversas regiões do C...
    Leram 2732 Vezes

  • Os Incríveis Tornados Solares

    A sonda da NASA, agência espacial norte-americana, capturou um vídeo incrível de tornados solares em toda a superfície do Sol. Eram erupções no formato d...
    Leram 10509 Vezes

  • Tornado de Fogo, um raro fenômeno natural

    É comum vermos registros de tornados na tv, principalmente no Estados Unidos, não é mesmo? São ventos fortíssimos que formam um cone de ar devastador, capaz...
    Leram 37292 Vezes