CuriosidadeCotidianoO que é queimadura por congelamento?

O que é queimadura por congelamento?

Img Mobile - O que é queimadura por congelamento?
Img - O que é queimadura por congelamento?




A queimadura por congelamento é um processo que prejudica a pele e os tecidos humanos. O processo começa quando há uma exposição prolongada ao frio.

Esse tipo de queimadura é muito comum nas mãos, nos pés, no nariz e nas orelhas. O problema acontece quando alguma parte do corpo fica descoberta, ou não é bem protegida, em temperaturas negativas.

O consumo de álcool e cigarros, e uma alimentação desequilibrada também favorecem as queimaduras por congelamento. Pessoas com diabetes ou doenças dos vasos sanguíneos também estão mais suscetíveis a esse tipo de queimadura.

A queimadura por congelamento acontece quando há uma exposição ao frio intenso, com neve e ventos gelados. Essas condições levam à formação de gelo na pele e nos vasos sanguíneos.

A queimadura do frio é semelhante à queimadura por calor, mas os tecidos do corpo ficam congelados. No caso de alpinistas, esse tipo de queimadura costuma atingir os dedos dos pés e das mãos, os lobos das orelhas, o queixo e a ponta do nariz.

A queimadura por congelamento causa dor, inchaço, falta de sensibilidade e vermelhidão. Em alguns casos a pele pode ficar dura e com bolhas. As lesões podem ocorrer quando a temperatura cai abaixo do ponto de congelamento.

Para prevenir esse tipo de queimadura é recomendado que as pessoas se mantenham aquecidas com várias camadas de roupas.

Nesse tipo de problema é preciso buscar ajuda rapidamente, pois quando a pele começa a ficar num tom púrpura é possível que esteja acontecendo gangrenas. Nos casos mais graves existe até a necessidade de amputar as partes do corpo que foram queimadas pelo frio.





Img - O que é queimadura por congelamento?
+ Sobre essa Curiosidade: Frio Gelo
Comentários:

Curiosidades Relevantes