CuriosidadeMundo BizarroO que são laxantes?

O que são laxantes?

Img Mobile - O que são laxantes?
Img - O que são laxantes?




Os laxantes são medicamentos que têm como função o estímulo à evacuação das fezes, ou seja, eles ajudam a eliminar as fezes com mais facilidade em casos de constipação. Esse tipo de medicamento deve ser tomado com orientação médica, mas muitas pessoas utilizam os laxantes com foco no emagrecimento, o que pode trazer sérios problemas de saúde.

Existem vários tipos de laxantes à venda nas farmácias, e não é necessário ter uma receita médica para comprar o medicamento. Os principais laxantes são salinos, estimulantes ou lubrificantes. No organismo, o laxante age para evacuar o cólon. A medicação é recomendada para pessoas que precisam passar por exame retal ou do intestino.


Laxante para redução de peso


Pesquisas indicam que muitas pessoas utilizam o laxante para a perda de peso. Nos Estados Unidos, por exemplo, diversas marcas de laxante fazem propaganda enfatizando a promessa de perda de peso. Por esse motivo, os laxantes têm sido frequentemente associados a distúrbios alimentares, como a bulimia e a anorexia nervosa.


Tratamentos com laxantes


As indicações de tratamentos com laxantes só servem para pessoas que apresentam sintomas graves de constipação, ou seja, extrema dificuldade e dor para ir ao banheiro evacuar. Esses sintomas precisam ser investigados pelo médico, pois podem indicar doenças graves.

Os laxantes são medicamentos indicados principalmente por gastroenterologistas. O uso desse tipo de remédio é mais comum entre mulheres que sofrem com o problema de intestino preguiçoso.

O uso prolongado do laxante pode causar dependência, além de reduzir as funções do intestino grosso. Por isso, o medicamento só deve ser tomado com indicação médica e por tempo específico. Em casos de constipação leve, as pessoas devem optar por mudanças de hábitos, como passar a ingerir mais fibras, água e alimentos saudáveis.

É extremamente necessário consultar um médico antes de iniciar o uso de laxantes. Apesar das substâncias promoverem o funcionamento intestinal, elas podem causar doenças a longo prazo.


Tipos de Laxantes


O que diferencia os laxantes é o seu mecanismo de ação e ingrediente ativo. Os laxantes podem ser encontrados na forma de comprimidos, remédios líquidos e supositórios.

Os principais agentes dos medicamentos são:

Agente produtor de volume fecal – Inclui uma grande quantidade de fibras.

Surfactantes – Age de forma a fazer com que a água e a gordura do organismo se juntem nas fezes, tornando-as mais fáceis de serem evacuadas.

Lubrificantes – Tornam as fezes mais líquidas.

Hidratantes – Juntam mais água no intestino.

Existem ainda os agentes salinos e os hiperosmóticos. Use laxantes apenas em casos de prisão de ventre crônica. Em situações mais graves, o uso de laxante pode provocar paralisia intestinal, síndrome do intestino irritável e pancreatite.





Img - O que são laxantes?
+ Sobre essa Curiosidade: Fezes Dor de barriga caganeira laxante coco
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Vídeos legais e engraçados
  • Quem inventou o cálculo de IMC?
  • Caixão Biodegradável
  • Quais os esportes mais radicais do mundo?
  • Top 10 propagandas mais famosas no mundo
  • Por que as árvores de bonsai não crescem?
  • Fobias
  • Por que

Você Sabia?

Dos estados americanos, o Alasca ganha em número de empregados que vão ao trabalho a pé.