O que são motores 2 tempos e 4 tempos?

Publicado em 09/03/2012 | Autor: Juliana, Site de Curiosidades

Os motores denominados 2 tempos são encontrados em jet skis, aeromodelos, motosserras, entre outros equipamentos. Eles não têm válvulas de admissão e escapamento, o que simplifica sua construção e reduz seu peso consideravelmente.

Já os motores chamados 4 tempos estão presentes em carros e caminhões. Eles podem ser movidos à gasolina e à diesel e são classificados como motores de combustão interna.

Em relação às vantagens e desvantagens de cada um dos motores, podemos dizer que:

Motores 2-tempos têm uma explosão a cada giro do virabrequim, eles podem funcionar em qualquer posição, são leves e muito úteis, mas eficientes em determinadas condições.

Motores 4-tempos têm combustão nos intervalos dos giros, o que promove um ganho significativo de potência, mas esses motores podem ter problemas com o fluxo de óleo.

O motor 2-tempos também é mais barato de produzir. No entanto, eles não são muito utilizados em carros porque a sua eficiência diminui mais acentuadamente quando variam as condições de rotação, altitude e temperatura.

Veja abaixo como funcionam os motores 2 e 4 tempos:

Motor 2 tempos: Seu ciclo é constituído por dois tempos. O próprio pistão funciona como válvula deslizante. No primeiro tempo, o pistão sobe comprimindo a mistura no cilindro e produzindo rarefação no cárter. Depois acontece a ignição e a combustão da mistura.

No segundo tempo, os gases da combustão se expandem, fazendo o pistão descer, comprimindo a mistura no cárter. O pistão abre a janela de exaustão, permitindo a saída dos gases queimados.

Motor 4 tempos: O funcionamento do motor acontece por meio da repetição de ciclos, com quatro etapas. O primeiro tempo é o da admissão, onde acontece o movimento do pistão do Ponto Morto Alto para o Ponto Morto Baixo com a válvula de admissão aberta.

O segundo tempo é o da compressão, onde o movimento do pistão do Ponto Morto Baixo para o Ponto Morto Alto acontece com as duas válvulas fechadas. O pistão comprime a mistura de ar e combustível.

No terceiro tempo, chamado tempo motor, ocorre a ignição, quando a vela produz a faísca. O quarto, e último tempo, é o da exaustão, que corresponde à subida do pistão do Ponto Morto Baixo para o Ponto Morto Alto com a válvula de escapamento aberta.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "O que são motores 2 tempos e 4 tempos?":
 motores de 2 tempos |   motores de 4 tempos | 

 


Essa curiosidade foi lida 15067 Vezes | Tema: Tecnologia

Os Curiosos Estão Lendo:

Sete tipos de água e sua importância na manutenção da vida
Água fonte de vida! Por Miriam Água não é a coisa mais ...
Leram às 10:28:22 - 22/07/2014
Passo a passo para um Brasileiro comprar uma casa nos Estados Unidos
Qualquer estrangeiro pode comprar um imóvel nos Estados Unid...
Leram às 10:28:18 - 22/07/2014
As 10 fotos mais misteriosas já tiradas
O homem sempre utilizou a fotografia para registrar momentos...
Leram às 10:28:17 - 22/07/2014

Contato | Assinar RSS | Curiosidades no seu Email | Sitedecuriosidades.com - Todos direitos reservados |

Pesquisa Escolar, Curiosidades 10, Site de Jogos Online, Mensagens

Copyright © 2014 - Site de Curiosidades

Antes de copiar as curiosidades, leia aqui sobre as regras de distribuição de conteúdo.