CuriosidadeCotidianoO que são sites de financiamento coletivo?

O que são sites de financiamento coletivo?

Img Mobile - O que são sites de financiamento coletivo?
Img - O que são sites de financiamento coletivo?




Os sites de financiamento coletivo, também conhecidos como crowdfunding, são destinados a ações de arrecadação de fundos para projetos específicos. Isso significa que pessoas que têm algum tipo de iniciativa relevante, seja no campo das artes, do esporte, da cultura, da gastronomia e outros setores, podem criar campanhas de arrecadação de recursos para financiar tais projetos.

Estas ações de financiamento coletivo na internet se tornaram muitos populares no Brasil e no mundo, e já existem vários sites especializados. Nas páginas de crowdfunding, as pessoas podem fazer contribuições espontâneas para os projetos com os quais se identificam.

Com as doações de pequenos valores de cada pessoa, os projetos acabam conquistando os recursos necessários para serem colocados em prática. No Brasil, os sites de financiamento coletivo são muito utilizados para causas animais e para financiar a publicação de livros, o lançamento de documentários e CDs e a realização de shows musicais e peças de teatro.

Todas as pessoas que contribuem para atingir o valor do projeto recebem benefícios exclusivos, como ingressos, camisetas, acessos a áreas VIP, CDs autografados, etc. Especialistas do setor afirmam que o financiamento coletivo tem o potencial de chegar a US$ 90 bilhões em arrecadações no mundo até o ano de 2025.


Crowdfunding



O crowdfunding é o famoso financiamento coletivo, criado para estimular a implementação de ideias e projetos. Os sites abrem espaço para quem quer empreender e quem quer colaborar. A ideia já é um sucesso no exterior e vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil.


Quais são os melhores sites de Crowdfunding?



Conheça os melhores sites de crowdfunding do Brasil:

Catarse – Uma das maiores plataformas do setor. Já arrecadou mais de 5 milhões de reais e financiou mais de 500 projetos.
Acessar Catarse

Benfeitoria – Site especializado em financiar projetos de cultura e arte, educação, inclusão social, saúde e bem-estar. Não cobra comissão sobre o dinheiro arrecadado.
Acessar Benfeitoria

Kickante – Ajuda diversas organizações de relevância internacional, como Médicos Sem Fronteiras, WWF e Greenpeace.
Acessar Kickante

Queremos! – Patrocina a apresentação de bandas musicais. Atende especificamente a artistas e produtores que desejam financiar shows e turnês.
Acessar Queremos!


A polêmica de Bel Pesce



Recentemente, a empreendedora Bel Pesce se envolveu em uma polêmica envolvendo o financiamento coletivo. A jovem, que já havia usado o crowdfunding para financiar seu projeto de ciclo de palestras, arrecadando mais de R$ 880 mil, tentou usar este formato de financiamento para abrir uma hamburgueria gourmet com o vencedor do reality show MasterChef Brasil, Leonardo Young. O caso revoltou os brasileiros e colocou Bel Pesce em uma saia justa.

Bel Pesce e Leonardo Young

Depois deste episódio, a jovem passou a receber críticas que afirmavam que ela não seria a empreendedora bem-sucedida que ela diz ser. Para se defender, Bel divulgou nas redes sociais um comunicado dizendo que daria uma resposta à altura para todos os que estavam tentando desconstruir sua imagem.





Img - O que são sites de financiamento coletivo?
+ Sobre essa Curiosidade: Investimento Finanças Economia Trabalho
Comentários:

Curiosidades Relevantes