CuriosidadeMundo BizarroO Zero

O Zero

Img Mobile - O Zero
Img - O Zero




O uso do algarismo zero em varias culturas é uma raridade. Ele aparece somente em uma escrita numérica de tipo particular, a de posição, em que os números são registrados cm algarismos cuja ordem indica as quantidades a que ela se refere – por exemplo, as unidades, as dezenas as centenas...Até hoje, arqueólogos e historiadores descobriram quatro numerações escritas de posição com zero: na Mesopotâmia, na Mesoamérica, na Índia e na China.

As mais antigas numerações de posição nasceu na Mesopotâmia, ligada à necessidades de contagem e de medida das primeiras civilizações. Era de uso corrente em 1900 a.C., mas desprovida de zero. Os escribas se contentavam em deixar um espaço em branco entre os algarismos. Como o espaço não era medido, uma série de algarismo sucessivos podiam formar números diferentes, mas a ambigüidade não incomodava os escribas.

O primeiro zero conhecido apareceu tardiamente, na Babilônia, alguns séculos antes de Cristo, sob a forma de uma marca gráfica usada para indicar uma separação. Seu uso permaneceu limitado e não eliminou todas as ambigüidades: sua ausência na posição final equivale a não conferir precisão à unidade em uso. O emprego desse primeiro zero, porém, não teve continuidade.

O zero que usamos hoje veio da Índia, onde uma diversão era nomear números grandes e calcular, por exemplo, combinações de versos possíveis segundo uma dada estrutura poética ou gramatical. O zero era então indispensável, e da palavra usada para designá-lo, sunya (“vazio”), vieram nossos termos “cifra” e “zero”. Depois ele ganhou a Europa por intermédio dos árabes, mas por muito tempo essa numeração decimal foi tida como diabólica no Ocidente.

Os maias, especialistas na análise numérica, são os únicos a ter distinguido o zero cardinal (indicador de quantidades) para contar duração do zero ordinal (marca de posição), utilizado para as datas.





Img - O Zero
+ Sobre essa Curiosidade: Algarismo Asteca Civilização Astecas Maias
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A Ciência dos Maias

    O povo maia tem origem incerta, mas antigas escrituras podem ligá-la ao platônico povo atlânte. Os maias se instalaram onde hoje é o sul do México, a Guatem...
    Leram 42116 Vezes

  • Os Maias

    A civilização Maia viveu nas florestas tropicais de onde, hoje, localizam-se a Guatemala, Honduras e Península de Yucatán, ao sul do México. Os Maias se ...
    Leram 40570 Vezes

  • Civilização Egéia

    Civilização Egéia, termo utilizado para referir-se à Idade do Bronze que se desenvolveu (3000-1200 a.C.) às margens do mar Egeu, na ilha de Creta, nas ilha...
    Leram 17307 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?
  • A maior velocidade atingida pelo homem
  • Hipnose
  • Curiosidades sobre o Aedes Aegypti
  • Quais os cofres mais seguros do Brasil?
  • Raposa fere caçador a tiro de espingarda
  • Quem foi Tiradentes?
  • As curiosas profissões de quem trabalha com internet

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.