CuriosidadeHistóricasÔnibus espaciais secretos da Rússia ficaram abandonados por mais de 20 anos

Ônibus espaciais secretos da Rússia ficaram abandonados por mais de 20 anos

Img Mobile - Ônibus espaciais secretos da Rússia ficaram abandonados por mais de 20 anos
Img - Ônibus espaciais secretos da Rússia ficaram abandonados por mais de 20 anos




Em 1974, a Rússia lançou o maior e mais caro projeto de exploração espacial de sua história. As grandes estrelas dessa iniciativa marcante, chamada de Programa de Buran, foram os ônibus para transporte espacial, construídos em segredo com projetos que a polícia secreta soviética roubou da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.

Apesar do grande investimento feito pelos soviéticos neste projeto, algo em torno de bilhões, o programa acabou sendo encerrado em 1993, sem sucesso ou conclusão. Agora, mais de duas décadas depois, os ônibus espaciais russos se encontram completamente abandonados em um hangar. O que sobrou desse programa ousado de exploração espacial foi fotografado recentemente pelo profissional Ralph Mirebs, que divulgou as imagens na internet.


O que aconteceu com o programa russo?



O fotógrafo Ralph Mirebs visitou o hangar onde os ônibus espaciais russos foram abandonados. Atualmente, o projeto que custou bilhões se resume a um ambiente cheio de poeira, pássaros e restos de estruturas. As fotos dos ônibus espaciais e das instalações russas foram divulgadas no blog do LiveJournal.

O hangar abandonado está localizado perto do centro de lançamento espacial da Rússia, chamado Baikonur Cosmodrome, que ainda é usado no programa russo de pesquisa e desenvolvimento. Os ônibus espaciais estão apodrecendo no gigante hangar e ficaram abandonados por mais de 20 anos. Os protótipos foram usados apenas em um voo teste, em 1988, e depois foram descartados.

O projeto dos veículos Buran foi desfeito por causa de cortes no orçamento russo. A série de fotografias de Ralph Mirebs revelou um hangar vazio, sem nenhum tipo de atividade; e mostrou a semelhança dos ônibus espaciais russos, denominados Burya e OK-MT, com os ônibus espaciais da Nasa, o que reforça a tese de que os projetos foram mesmo fruto de espionagem.

Veja algumas fotos:
As duas naves espacias russas

Ônibus espacial de perto

Veja todas as fotos aqui:
Fotos / Ralph Mirebs

Hangar em operação
Hangar em operação

Características dos antigos ônibus espaciais russos



Assim como os ônibus espaciais da NASA, os veículos de Buran tinham motores localizados na parte de trás e duas asas para aterrissagem controlada na Terra. O desenvolvimento do programa foi descartado após a dissolução da União Soviética, em 1993.

Hangar abandonado

Os protótipos foram simplesmente deixados no prédio, com sua estrutura básica ainda intacta, e, até hoje, não existe nenhum sinal de que eles possam ser reutilizados.

Apesar da natureza abandonada do hangar, o fotógrafo responsável pelas imagens disse que acredita que o programa teve um efeito benéfico para o progresso científico e técnico da Rússia. Ainda assim, é estranho que uma nação tão competitiva como essa tenha simplesmente descartado um projeto que recebeu tanto investimento por parte de seu governo.





Img - Ônibus espaciais secretos da Rússia ficaram abandonados por mais de 20 anos
+ Sobre essa Curiosidade: Rússia Nave espacial NASA
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Por que as pessoas enjoam das coisas depois de um tempo?
  • Estudo sugere que Buraco da Camada de Ozônio está se fechando
  • O que é nomofobia?
  • Tudo sobre o Inseto Vaga-lume (Pirilampo)
  • Transformar Urina em Ouro
  • 14 estranhos eventos paranormais testemunhados pela polícia
  • O Curioso Pitohui
  • Google Earth revela padrões estranhos no deserto chinês

Você Sabia?

Os ursos polares são canhotos.