Img - Os 7 maiores mistérios do corpo humano


Os 7 maiores mistérios do corpo humano

Por: Juliana Miranda

Corpo Surpreendente
Se você está procurando um grande mistério, olhe para o espelho mais próximo de você. Você pode até pensar que os cientistas já tenham traçado todos os aspectos do corpo humano, mas eles não o fizeram. Aqui você vai conhecer os sete maiores mistérios do nosso corpo.

Por que somos tão fracos?
Se você raspar os pelos de um chimpanzé e tirar uma foto de seu corpo do pescoço até a cintura, "à primeira vista, você realmente não perceberia que ele não é humano", diz Kevin Hunt, diretor do Laboratório das origens humanas e evolução dos primatas da Universidade de Indiana. A musculatura das duas espécies "é extremamente semelhante, mas de alguma forma, os chimpanzés são entre duas e três vezes mais fortes do que os seres humanos”.

Não está claro por que estamos muito mais próximos de uma partícula subatômica do que de nossos parentes hominídeos. Talvez os nossos pontos de fixação dos músculos sejam sutilmente diferentes, ou nossas fibras musculares sejam menos densas.

De qualquer forma, o resultado é um pouco humilhante. Uma vez, em uma floresta Africana, o pesquisador Hunt observou um chimpanzé fêmea tirar galhos de uma árvore que pesavam mais de 100 quilos usando apenas as pontas dos dedos. Para o pesquisador foi preciso utilizar as duas mãos e toda a sua força para conseguir tirar um ramo da mesma espessura.


Por outro lado...
Nove em cada 10 pessoas é destra. Mais misterioso do que a escassez de canhotos é o fato de que os seres humanos têm as mãos dominantes em primeiro lugar. Por que temos apenas um lado com certas habilidades, em vez de termos uma dose dupla de destreza? Uma teoria afirma que os resultados da lateralidade podem ter ligações mais complicadas no lado do cérebro que envolve a fala, que também requer habilidades motoras. O centro da fala geralmente fica no hemisfério esquerdo do cérebro - o lado com fio para o lado direito do corpo – por isso a mão direita acaba dominante na maioria das pessoas. No entanto, esta teoria recebe um grande golpe a partir do fato de que nem todos os destros têm controle do hemisfério esquerdo, enquanto metade dos canhotos tem. Essa informação é desconcertante.


Os seios
Assim como em todas as espécies de macacos, a mulher também conta com seios cheios de leite para amamentar os filhos. Mas, nos seres humanos os seios ficam sempre inchados. Os cientistas não podem concordar com o que faz com que os "seios femininos fiquem permanentemente cheios". A maioria dos biólogos evolutivos pensa que os seios servem o propósito de atrair os homens, e que é ilusão pensar que uma mulher peituda será uma grande produtora de leite para seus filhos.

Os antropólogos, por sua vez, tendem a pensar os seios como uma evolução para as mulheres e os bebês, e não para os homens. Isso acontece observando que, em muitas culturas, os homens não acham seios grandes remotamente sexy. Florence Williams, autor de "Peitos" (WW Norton, 2012), acredita que as mulheres desenvolveram seios permanentemente cheios para atender as maiores necessidades de energia dos bebês humanos. Os hormônios promovem o armazenamento de gordura nos seios, e esta gordura armazenada é liberada no leite durante a amamentação. Em suma, "a gordura do peito também vai para a formação do cérebro do bebê", disse Williams.


Explicação cabeluda
Teorias não faltam quando se trata de pelos pubianos. Alguns dizem que esses cabelos grossos e cacheados são ornamentos sexuais - um sinal visual de maturidade sexual e um reservatório de feromônios e mau cheiro. Outros pensam que os pelos mantém nossas regiões protegidas. Outros ainda afirmam que eles servem como preenchimento, evitando atrito durante o sexo. Seja qual for a razão, muitas pessoas querem se ver livres dos pelos nas regiões íntimas.


O que há, amigos?
Algumas partes de seu corpo não são realmente o seu corpo. Para cada uma de suas células, existem 10 micróbios vivendo dentro de você, e esses parasitas coletivamente podem compor alguns quilos do seu peso total. Alguns vivem em nossa pele, outros nos ajudam a digerir os alimentos, mas a maior parte desses micróbios contribuem para as nossas funções corporais em caminhos desconhecidos.

"Nós estamos aprendendo que a consequência de antibióticos é que se você se livrar das bactérias boas que existem em nosso corpo, você pode desenvolver doenças auto-imunes, como alergias. Nós não estamos tão avançados em nossa compreensão do vírus. Que fazem os vírus por nós?”, questiona Vincent Racaniello, professor de microbiologia e imunologia da Universidade de Columbia.

Claramente, as bactérias atuam em relações simbióticas.


Apêndices?
O velho apêndice humano é considerado inútil, assim como os dentes do siso. O órgão em forma de verme é removido por muitas pessoas mesmo sem apresentar quaisquer desvantagens óbvias. Mas os biólogos começaram recentemente a questionar a hipótese da inutilidade do apêndice. Alguns sugerem que ele pode ajudar a treinar o sistema imunológico durante o desenvolvimento fetal. Outras pesquisas indicam que o órgão serve como uma "casa segura" para as bactérias que ajudam na digestão, como um esconderijo secreto de micróbios. A palavra "apêndice" significa reflexão tardia. Mas talvez, apenas talvez, essa não seja uma reflexão tão tardia assim...


Por que eu?
Como é que as 100 trilhões de conexões neurais em nossos cérebros trabalham juntas para criar a sensação de estar vivo? Grandes pensadores consideram que a consciência é o maior mistério, não apenas do corpo humano, mas de toda a história. Como o neurocientista V.S. Ramachandran colocou, "O cérebro é composto de átomos que se forjaram no coração das incontáveis ??bilhões de estrelas. Estas partículas foram reunidas pela gravidade e pelo acaso. Estes átomos formam agora um conglomerado - seu cérebro - que pode não só refletir sobre as próprias estrelas que lhes deram origem, mas também pode pensar sobre a sua própria capacidade de pensar e se perguntar sobre sua própria existência. O universo, de repente, tornou o homem consciente de si mesmo. Esse, realmente, é o maior mistério de todos."

Fonte: Lifes little mysteries


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Os 7 maiores mistérios do corpo humano":
 Corpo Humano | 

 


Essa curiosidade foi lida 31181 Vezes | Tema: Ciências

Curiosidades Relevantes

38 Curiosidades sobre o Corpo Humano
1. É verdade que não se consegue digerir o chiclete, mas se engolires um, ela não se cola ao estômago, por isso, não faz mal engoli-lo. 2. Ao lamber um s...
Leram 188249 Vezes

Quais são as maiores partes do corpo humano?
O fêmur é o maior e mais volumoso osso do corpo humano, ele se localiza na coxa e é muito resistente, capaz de suportar uma pressão de 1230 Kg por centímetr...
Leram 12146 Vezes

Curiosidades sobre o corpo humano
O corpo humano é uma incrível caixa de surpresas. Nosso organismo tem características fantásticas e inacreditáveis. Confira agora algumas curiosidades bem i...
Leram 6204 Vezes