CuriosidadeCiênciasOs pernilongos preferem o sangue das mulheres?

Os pernilongos preferem o sangue das mulheres?

Img Mobile - Os pernilongos preferem o sangue das mulheres?
Img - Os pernilongos preferem o sangue das mulheres?




Você já deve ter ouvido alguém dizer que os pernilongos preferem picar as mulheres, mas saiba que isto é um mito! Não existe nenhum estudo conclusivo no mundo que indique que os insetos têm preferência pelo sangue feminino.

Entretanto, existem sim pesquisas cientificas que tentam traçar o perfil preferido dos pernilongos. Os estudos têm apresentado explicações ligadas ao tipo sanguíneo dos indivíduos e aos aspectos comportamentais e químicos para justificar ataques mais frequentes dos insetos.


Confira algumas pesquisas sobre o tema:



Em 1972, um estudo publicado na revista científica Nature afirmou que pessoas com sangue tipo O apresentavam uma tendência maior para atrair os pernilongos. De acordo com as cientistas britânicas Corinne Wood e Caroline Dore, os mosquitos da espécie Anopheles gambiae eram especialmente atraídos por esse tipo de sangue.

Mas, em 2004, uma nova pesquisa realizada no Japão e publicada no Journal of Medical Entomology indicou que os pernilongos, na verdade, poderiam apresentar preferência por diversos tipos de sangue.

Algumas pessoas ainda acreditam que os mosquitos ataquem mais as mulheres por causa da presença do estrogênio no organismo, o hormônio sexual feminino, mas não existe comprovação científica para tal afirmação. Aliás, um estudo feito nos Estados Unidos apontou que os homens seriam mais picados do que as mulheres, já que eles possuem um corpo maior.

Outro estudo, realizado na Universidade da Califórnia, sugere que o suor seja o responsável por promover uma atração maior dos insetos. O ácido láctico presente no suor humano é altamente atrativo para os pernilongos e, como os homens transpiram mais do que as mulheres, eles estariam mais propensos às picadas.

Essa condição também tem relação direta com os odores que os homens emitem, o que não significa que eles cheirem mal! Outro dado interessante é que os pernilongos picam mais os adultos do que as crianças.


Conclusão



Como é possível perceber, os aspectos que determinam a atração dos mosquitos são complexos, mas uma coisa é certa: eles não preferem o sangue das mulheres.

Contudo, independentemente do seu sexo, não se esqueça de usar repelente todos os dias, principalmente no verão e em áreas com epidemia de dengue. A prevenção contra o ataque de mosquitos nunca é demais em um país tropical como o Brasil!

Vale dizer também que é fundamental evitar os focos de água parada, onde os mosquitos da dengue podem se reproduzir. Faça a sua parte e ajude a reduzir os casos de dengue e zika no Brasil!





Img - Os pernilongos preferem o sangue das mulheres?
+ Sobre essa Curiosidade: Mosquito
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Curiosidades sobre o esperma
  • Curiosidades sobre o Cigarro
  • Esperma pode provocar alergia e até morte
  • O Criador dos Prêmios Nobel
  • Por que morremos?
  • Funcionamento da ATP no cérebro
  • Qual a maior profundidade do mar?
  • A história dos OVNIs

Você Sabia?

A pele humana é renovada 1.000 vezes ao longo da vida.