CuriosidadeCiênciasPartícula-fantasma, Partícula mais veloz que a luz

Partícula-fantasma, Partícula mais veloz que a luz

Img Mobile - Partícula-fantasma, Partícula mais veloz que a luz
Img - Partícula-fantasma, Partícula mais veloz que a luz




Um grupo de cientistas europeus chamou uma coletiva de imprensa para divulgar um fato que poderia revolucionar a física: eles descobriram, no instituto de pesquisa CERN, localizado perto de Genebra, na Suíça, que neutrinos injetados em um receptor em Gran Sasso, na Itália, haviam chegado em média a 60 nanossegundos mais rápido do que a velocidade da luz teria feito.

A descoberta dessas partículas sub-atômicas, que já estão sendo chamadas de “partículas-fantasma”, pode gerar uma ampla reavaliação das teorias sobre a composição do cosmos.

Segundo o físico Jeff Forshaw, professor da Universidade de Manchester, na Grã-Bretanha, a descoberta, se confirmada, poderia significar que é possível teoricamente "enviar informações para o passado".

"A velocidade da luz é uma velocidade cósmica limite e existe para proteger a lei de causa e efeito, se algo viaja mais rápido do que a velocidade cósmica limite, então se torna possível enviar informações para o passado, em outras palavras, a viagem para o passado poderia se tornar possível. No entanto, isso não significa que estaremos construindo máquinas do tempo em algum momento próximo. Existe um grande abismo entre a viagem no tempo de um neutrino e a viagem no tempo de um ser humano”, afirmou o cientista.

Ainda parece prematuro afirmar que essas partículas-fantasma realmente existem. Testes mais elaborados devem ser feitos para garantir a exatidão dessas medições.

A existência dessas partículas também jogaria por terra a Teoria da Relatividade Especial de Einstein, pela qual nada pode viajar mais rápido do que a luz, ou seja, nada seria mais rápido que 300 mil quilômetros por segundo porque sua massa se tornaria impossivelmente infinita.

Alguns físicos ainda permanecem céticos em relação à descoberta das chamadas partículas-fantasma, que poderiam viajar mais rápido que a luz.

Juliana Miranda, Equipe do SitedeCuriosidades.com.





Img - Partícula-fantasma, Partícula mais veloz que a luz
+ Sobre essa Curiosidade: Viagem no tempo Espaço Tempo Velocidade da Luz
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Ovelha sul-africana nasce com aspecto assustador
  • Top 10 cidades do mundo com a maior quantidade de helicópteros em operação
  • Top 10 lojas online com mais reclamações na internet
  • Como emagrecer rápido?
  • Feixes de laser poderiam ser usados para criar chuva
  • O incrível besouro jóia
  • Telescópio chileno encontra planetas habitáveis a 40 anos-luz de distância da Terra
  • Como funciona o lançamento de satélites

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.