CuriosidadeCiênciasPerda de gelo da Antártida pode desencadear super-interglacial

Perda de gelo da Antártida pode desencadear super-interglacial

Img Mobile - Perda de gelo da Antártida pode desencadear super-interglacial
Img - Perda de gelo da Antártida pode desencadear super-interglacial




Pelo menos oito vezes nos últimos 2,8 milhões de anos, o Ártico experimentou períodos super-interglaciais com verões que apresentavam temperaturas até 5°C mais quentes do que temos nos dias de hoje.

Os modelos climáticos não podem explicar essas ocorrências, mas pode haver uma causa inesperada: o colapso do manto de gelo da Antártida Ocidental (WAIS), do outro lado do planeta. A placa pode entrar em colapso novamente causando o aquecimento do mundo, talvez anunciando a super-interglacial de número nove.

As provas para o super-interglaciais vêm de um núcleo de sedimentos perfurados a partir do leito do lago El gygytgyn no nordeste da Rússia, por Martin Melles, da Universidade de Köln, na Alemanha, e seus colegas.


Quentinho
Os lençóis de gelo do Ártico foram avançando e recuando nos últimos 2,6 milhões de anos, e as temperaturas caíram. Períodos mais quentes - incluindo o que vivemos agora - são conhecidos como interglaciais. O núcleo do Lake El gygytgyn confirma que as temperaturas do Ártico durante oito dos períodos foram em média de 4 a 5 ° C mais quentes do que são hoje na região. "Isso é realmente muito", diz Melles.

O que provocou esses super-interglaciais? Melles usou um modelo climático que incluiu importantes feedbacks positivos, como a vegetação se movendo para o norte e, portanto, absorvendo mais calor. Ele se virou para os registros sedimentares da Antártida em busca de pistas adicionais.

Apesar de estar a meio mundo de distância, o colapso do manto de gelo pode ser o gatilho para um Ártico super-interglacial, diz Melles. Como se desintegra, o descongelamento elevaria o nível do mar por cerca de 5 metros. Isso levaria mais água quente do Oceano Pacífico através do Estreito de Bering, no Oceano Ártico, aquecendo a região do Ártico.

Valdes concorda que tal processo poderia muito bem ser importante, sobretudo porque não foi incluído nos modelos que estudou no ano passado. Assim, um colapso do ártico não só iria aumentar o nível do mar, mas também iria aquecer o ártico.

"O que vemos hoje é uma diminuição drástica das camadas de gelo", diz Melles. Alguns cientistas acreditam que o gelo vai começar a acabar ainda nesse século. Mas Melles diz que poderia demorar séculos até que os efeitos chegassem ao Ártico.

"Eu não acho que nós sabemos quanto tempo vai demorar para perdermos as camadas de gelo, o que sabemos é que essa perda traria consequências climáticas para o mundo todo."


Fonte: New Scientist





Img - Perda de gelo da Antártida pode desencadear super-interglacial
+ Sobre essa Curiosidade: Aquecimento Global Efeito estufa Era Glacial
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Veja também

  • Intrigantes formas deixadas no fundo do mar é um mistério
  • Qual foi a primeira vacina criada?
  • Inutilidades que você não sabia...
  • Como ter cidadania de outro país e como pedir asilo?
  • O que acontece com a água do mar na maré baixa?
  • Como se desintoxicar?
  • Teoria bizarra diz que bebê chinesa nasceu grávida
  • É possível ser mãe aos 70 anos? Te digo sim!

Você Sabia?

É impossível criar uma pasta com o nome “con” no Windows.