Img - Pesquisa afirma que fumantes de maconha são mais magros


Pesquisa afirma que fumantes de maconha são mais magros

Por: Juliana Miranda

Uma pesquisa realizada na França buscou entender o papel da cannabis, planta da maconha, na regulação do apetite. O tema tem sido extensivamente estudado, mas até então, a associação do uso de cannabis com o peso da população não estava clara para os pesquisadores.

Foi então que os autores da pesquisa resolveram usar dados de dois estudos representativos epidemiológicos feito com adultos norte-americanos, maiores de 18 anos de idade. Os estudos que foram chamados de “Inquérito Epidemiológico Nacional sobre Álcool e condições relacionadas” e “National Comorbidity Survey-Replication”, mostraram que a prevalência de obesidade em usuários de maconha é muito baixa.

Esse dado foi relacionado, então, aos fatores químicos da maconha. O objetivo era descobrir como o consumo de cannabis poderia influenciar no peso corporal.

Nos resultados das pesquisas, as prevalências ajustadas de obesidade foram de 22,0% e 25,3%, respectivamente, entre os participantes que não relataram o uso de cannabis nos últimos 12 meses. Já em relação aos participantes que usavam a maconha, os níveis de obesidade foram concentrados em 14,3% e 17,2%, respectivamente.

O estudo apontou que os participantes que relataram o uso de cannabis pelo menos 3 dias por semana, se apresentavam mais magros e com menos risco de obesidade e doenças crônicas.

No ajuste do estudo para sexo e idade, o uso de cannabis foi associado com diferenças de índice de massa corporal em ambas as amostras. Os autores concluíram, então, que a prevalência de obesidade é menor em usuários de maconha do que em não-usuários.

Fonte: Oxfordjournals.


+ Sobre essa Curiosidade:
Tags Relacionadas a "Pesquisa afirma que fumantes de maconha são mais magros":
 Maconha |   Tabaco |   Cigarro | 

 


Essa curiosidade foi lida 4796 Vezes | Tema: Ciências

Curiosidades Relevantes

Curiosidades sobre o Cigarro
O vício do tabagismo é um dos mais preocupantes do mundo, e também um dos mais mortais. As organizações de saúde afirmam que o cigarro é a maior causa de mo...
Leram 3561 Vezes

A cada cigarro menos 11 minutos de vida
Calculam que fumar de maneira habitual encurta a esperança de vida em 6,5 anos Valendo-se de estudos epidemiológicos, expertos do Reino Unido determinaram ...
Leram 64525 Vezes

Como funciona a maconha
Antes de começarmos a falar dos efeitos da maconha no organismo, vamos saber um pouco mais a respeito desta planta que durante muito tempo foi cultivada por...
Leram 11075 Vezes