CuriosidadeCiênciasPessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?

Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?

Img Mobile - Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?
Img - Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?




O calor típico do verão brasileiro já está de volta, e muitas pessoas não suportam nem pensar no desconforto que esse clima tropical pode trazer: transpiração, fadiga, insetos, dificuldade para dormir... tudo isso justifica o fato de algumas pessoas não gostarem do verão. Mas o que muitos cidadãos não sabem é que pesquisas científicas já comprovaram que aqueles que não gostam do verão apresentam uma tendência a serem mais tristes.

Os estudos indicam que o humor tem relação direta com o clima. Prova disso é que, em países mais frios, as taxas de suicídio são mais altas. Já em nações com clima tropical, as pessoas tendem a ser mais alegres.


Ponto de vista científico



A ciência já apontou que o clima tem influência no humor humano. Pessoas que gostam do verão são realmente mais felizes, menos estressadas e mais corajosas. Já no inverno, as pessoas são menos felizes, mais irritadas e ansiosas.

De acordo com o psicólogo, Tom Frijns, coautor de um estudo sobre o tema, os haters do verão, ou seja, as pessoas que odeiam o verão, se sentem mais irritados. Os especialistas afirmam que existe um transtorno afetivo sazonal, que leva à depressão e à ansiedade por causa do clima.

No inverno, essa depressão sazonal é mais comum, pois as pessoas acabam sentindo a falta do sol. As pessoas que são influenciadas pelo clima também sofrem de agitação, insônia, perda de apetite e perda de peso.

De acordo com um estudo de psiquiatria da Georgetown University Medical School, o distúrbio afetivo sazonal atinge 5% da população durante o inverno e 0,7% no verão. Os estudos são conclusivos e mostram que o bem-estar humano depende do conforto térmico.


Depressão e suicídio



Os cientistas já mostraram também que em países de altas latitudes, como a Suécia, por exemplo, as pessoas têm mais chances de desenvolverem depressão e de tentarem o suicídio. Isso acontece por causa da pouca luz solar que recebem ao longo do ano.

Quando as pessoas têm pouca exposição ao Sol, elas se tornam mais tristes. A ciência explica que existe uma relação hormonal entre a luz solar e o humor. O sol libera serotonina no organismo humano, um neurotransmissor que ajuda a controlar a ansiedade e que deixa as pessoas mais felizes. Em contrapartida, nos dias frios e nublados, o corpo libera melatonina, o hormônio que causa sono.

Diante destas informações, o melhor conselho é: tome sol, mesmo que você não goste do verão! Isso vai te deixar mais bem-disposto e alegre!





Img - Pessoas que gostam mais do inverno são mais tristes?
+ Sobre essa Curiosidade: Inverno Verão Depressão Suicídio
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Quanto somos semelhantes aos macacos?
  • Projeto HAARP
  • A doença mais antiga do mundo
  • Por que às vezes temos vontade de morder as pessoas que amamos?
  • Quais as cidades no mundo abaixo do nível do mar?
  • O motivo de ficarmos vermelhos ao passarmos vergonha
  • O que é geliofobia?
  • Ex-piloto fala sobre a ordem recebida em 1957, de abrir fogo contra um OVNI

Você Sabia?

O único alimento que não apodrece é o mel.