CuriosidadeCiênciasPistas sobre a memória musical de portadores de Alzheimer

Pistas sobre a memória musical de portadores de Alzheimer

Img Mobile - Pistas sobre a memória musical de portadores de Alzheimer
Img - Pistas sobre a memória musical de portadores de Alzheimer




Você sempre lutou para conseguir tirar uma melodia irritantemente cativante da sua cabeça? Então pode culpar o lóbulo temporal direito - uma região do cérebro, em forma de dedo polegar, que fica logo atrás da orelha direita. Danos a esta região do cérebro em pessoas com algumas formas de demência podem deixá-las incapazes de reconhecer melodias famosas, segundo um estudo.

Olivier Piguet e colegas da “Neuroscience Research Australia”, em Sidney, queriam entender por que as pessoas com doença de Alzheimer têm dificuldades com a memória, mas podem se lembrar de informações quando elas são cantadas para elas. Uma pista vem de um estudo de 2006 que concluiu que o lobo temporal direito é responsável pela maneira como entendemos as palavras e os conceitos.

Para saber mais, Piguet pediu a 27 voluntários com demência para que ouvissem algumas músicas. Quatorze voluntários tinham o Mal de Alzheimer e 13 tinham demência semântica, uma condição na qual as pessoas podem falar fluentemente, mas perdem a capacidade de lembrar os nomes dos objetos, pessoas e conceitos abstratos. Vinte voluntários saudáveis ??também participaram do estudo.

Piguet suspeita que as pessoas com demência teriam mais problemas do que aqueles com a doença de Alzheimer quando se tratava de identificação de músicas. Se for assim, eles poderiam identificar a área do cérebro responsável pelo processamento da música, comparando as regiões do cérebro que foram danificadas nos dois grupos.


Jingle Bells
Participantes foram convidados a ouvir 60 melodias. Trinta eram bem conhecidas - por exemplo Jingle Bells - e cada um dessas músicas foi combinada com uma música nova e desconhecida na mesma chave e com o mesmo ritmo.

As 60 melodias foram jogadas para os participantes em uma ordem aleatória, e depois de ouvir cada música eles eram convidados a dizer se ela era ou não era famosa.

Os participantes também ouviram 48 sons do cotidiano, como uma trombeta, por exemplo, e tiveram que combinar o som com a imagem apropriada.

Como esperado, as pessoas com demência semântica tiveram pior desempenho nas tarefas, escolhendo as músicas famosas, com uma taxa de sucesso de cerca de 60 por cento. Aqueles com a doença de Alzheimer e os participantes saudáveis ??marcaram cerca de 85 e 90 por cento, respectivamente.

Exames de ressonância magnética revelaram que o lobo temporal direito estava severamente encolhido na maioria das pessoas com demência semântica. Em média, pessoas com mais dano nesta área eram piores para identificar músicas famosas. "Mas o desempenho na tarefa diária da compreensão do som não estava relacionado com atrofia nesta parte do cérebro", diz Piguet. Dificuldade em reconhecer a fonte de sons do cotidiano foi associada a danos localizados numa parte ainda mais para trás no cérebro.

Pessoas com Alzheimer não mostraram danos significativos a qualquer região do cérebro, o que explica por que eles podem reconhecer e identificar sons do dia-a-dia e músicas.

Piguet suspeita que o lobo temporal direito é atacado na demência, mas não na doença de Alzheimer. Depósitos de uma proteína tóxica chamada TDP-43 estão presentes no cérebro de pessoas com demência semântica, enquanto que proteínas diferentes, chamadas tau e beta-amilóide, são encontradas nos pacientes com Alzheimer. "Diferentes células nervosas nessas regiões particulares do cérebro podem ser mais vulneráveis ??às proteínas", diz o pesquisador.

Elizabeth Valentine da Royal University of London, que não esteva envolvida no estudo, diz que esta pesquisa "oferece uma boa prova" de que o lobo temporal direito está envolvido no reconhecimento de músicas famosas.


Tradução de Juliana Miranda.
Fonte: New Scientist





Img - Pistas sobre a memória musical de portadores de Alzheimer
+ Sobre essa Curiosidade: Alzheimer Música Memória
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como baixar músicas no celular?

    Os celulares viraram equipamentos multifacetados, capazes de unificar diversos tipos de serviços e recursos de entretenimento. Hoje, é possível baixar músic...
    Leram 7342 Vezes

  • A História da Música: Tears in Heaven

    A música "Tears in Heaven" foi composta por Eric Clapton e Will Jennings. A canção tem uma letra triste e emocionante, pois retrata a própria dor s...
    Leram 1903 Vezes

  • O órgão do mar (Música Natural)

    A música que as ondas tocam O órgão do mar é localizado na cidade Zadar, na Croácia e é o primeiro instrumento desse tipo que é “tocado” pelo mar. É um ...
    Leram 12216 Vezes

  • A História da Música: Trem bala

    A música Trem Bala foi uma das mais tocadas no ano de 2017 e conquistou o interesse de grandes celebridades, como Gisele Bündchen, Luan Santana, entre outra...
    Leram 3061 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • O que é Selfie?
  • Aerografite
  • Hidrogel
  • Teoria da conspiração: cientistas teriam criado um portal interdimensional
  • Nova descoberta aumenta em até 10 vezes a duração das baterias
  • Curiosidades sobre casaco de peles
  • Curiosidades Curiosas 15
  • Pessoas com elevado nível de educação têm mais quadros de depressão

Você Sabia?

O chocolate ao leite foi inventado por Daniel Peter e vendido ao seu vizinho, Henri Nestlé.