CuriosidadeUniversoPoeira de Estrelas

Poeira de Estrelas

Img Mobile - Poeira de Estrelas
Img - Poeira de Estrelas




Pesquisadores da NASA, a Agência Espacial Norte-Americana, divulgaram a descoberta de poeira de estrelas, pequenas partículas que ficam depositadas nas áreas que separam uma estrela da outra. A poeira interestelar fica num espaço de enorme vazio, totalmente solta no vácuo.

Estas partículas fazem com que os cientistas compreendam melhor como o Universo foi formado. De acordo com a NASA, a poeira interestelar foi coletada pela primeira vez. A pequena amostra do material já está sendo estudada por cientistas e representa um desafio complexo para a ciência.

Michael Zolensky, responsável pela equipe de cientistas da NASA que analisa a poeira das estrelas, afirma que as partículas interestelares chegaram à Terra em 2006, mas só agora as informações sobre o material colhido no espaço foram reveladas pela revista científica Science.

As partículas interestelares foram coletadas pela sonda espacial Stardust, lançada em 1999. O material foi captado quando a sonda cruzou com um cometa no espaço.

De acordo com os pesquisadores, as partículas de poeira das estrelas são minúsculas, medindo milésimos de milímetros. As primeiras conclusões dos cientistas mostram que as partículas são originárias de fora do Sistema Solar.

A composição química e estrutural da poeira interestelar é muito complexa, sendo que três das partículas contém enxofre e duas apresentam oxigênio.





Img - Poeira de Estrelas
+ Sobre essa Curiosidade: Estrela Poeira Planeta
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Como é produzido o combustivel sólido dos foguetes espaciais?
  • Anticorpos e a Felicidade
  • Sonda pode ter encontrado água em lua de Saturno
  • Luz forte no céu de Salvador
  • Lixo espacial e sua preocupação
  • Como Funciona o Filtro Solar
  • A Tradição do Natal ao Redor do Mundo
  • Quais os cofres mais seguros do Brasil?

Você Sabia?

Em um tempo de vida médio é possível afirmar que a pele humana é renovada mil vezes.