CuriosidadeCotidianoPor que a inflação é prejudicial para economia de um país?

Por que a inflação é prejudicial para economia de um país?

Img Mobile - Por que a inflação é prejudicial para economia de um país?
Img - Por que a inflação é prejudicial para economia de um país?




A inflação alta é prejudicial para a economia de um país porque ela gera um desequilíbrio dos preços dos produtos mais essenciais para a vida da população, reduzindo o consumo e prejudicando toda a cadeia produtiva e econômica. A inflação é um índice que deve ser mantido sob controle pelo governo, pois ela pode trazer sérios problemas.

As taxas de inflação altas são aquelas que ficam acima de 6% ao ano. Este indicador faz com que a moeda do país comece a perder seu valor, reduzindo a capacidade de compra e prejudicando os consumidores. A inflação leva também aos reajustes constantes de preços e reduz o salário dos trabalhadores.

No Brasil, o governo tenta manter a inflação abaixo dos 6%, que é o teto da meta. A situação atual do país não é favorável para a manutenção da inflação, pois o Brasil passa por um período de crescimento baixo e inflação em alta em 2014.

A inflação é um velho inimigo da economia brasileira. O país já viveu anos de hiperinflação antes da criação do Plano Real, em 1994. Atualmente, o Brasil tem um sistema de metas de inflação anual.

Para combater a inflação, o governo tenta estimular a economia e o consumo, com a redução de impostos e cortes provisórios de encargos. Para o nosso país, a alta da inflação é extremamente prejudicial, já que o aumento dos preços acaba com o poder de compra da população, prejudicando especialmente as classes mais baixas e com menos renda. Para os economistas, a origem da inflação está no desequilíbrio entre a oferta e a demanda de produtos.





Img - Por que a inflação é prejudicial para economia de um país?
+ Sobre essa Curiosidade: Economia Política Dinheiro Inflação
Comentários:

Curiosidades Relevantes