CuriosidadeCiênciasPor que algo líquido pega fogo?

Por que algo líquido pega fogo?

Img Mobile - Por que algo líquido pega fogo?
Img - Por que algo líquido pega fogo?




Os incêndios são incidentes graves e que, quase sempre, geram impactos extremamente negativos ao patrimônio e à vida das pessoas. Esse tipo de ocorrência pode e deve ser evitado a partir de dispositivos e equipamentos de prevenção, bem como com o treinamento adequado de uma brigada de incêndio em empresas e locais públicos.

Existem vários tipos de incêndios, e um deles é causado por líquidos inflamáveis. Você já parou para pensar por que os líquidos inflamáveis pegam fogo? Se a água é usada para apagar incêndios, como será possível que outros líquidos, como o álcool, a gasolina e o querosene, possam ser fontes combustíveis para a propagação das chamas? Confira a explicação neste artigo!


Entenda como alguns líquidos podem gerar fogo?



A chave para entender por que alguns líquidos pegam fogo e outros não está na composição presente nas misturas, ou seja, nos elementos químicos que compõem determinados líquidos. Os combustíveis, em geral, se misturam com o oxigênio rapidamente e de maneira mais eficiente, provocando a combustão. Isso acontece por causa da presença do hidrogênio, um elemento químico que contribui para a manutenção das chamas nos incêndios.

É importante entender que, para que uma substância possa pegar fogo, ela precisa liberar energia durante sua reação com o oxigênio. Isso acontece quando o hidrogênio e o oxigênio se misturam.

No caso do álcool, o fogo se forma rapidamente porque sua evaporação é muito rápida. Quando o combustível se apresenta na forma de vapor, ele se mistura com o oxigênio do ar e gera a combustão. O processo é extremamente rápido.


Fogo no Alcool

Esse potencial de combustão do álcool levou a Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a proibir a venda do produto em supermercados, visto que o número de acidentes e queimaduras com álcool no Brasil é muito grande.

O fogo é sempre gerado pelo vapor dos líquidos. Sendo assim, quanto mais rápida for a evaporação de um líquido inflamável, mais imediato será o fogo.

A combustão acontece, então, por causa dos gases emanados pelos líquidos. Além disso, para que o fogo aconteça, é preciso que exista uma proporção ideal de vapor e oxigênio.

As condições para a ocorrência de um incêndio com líquidos inflamáveis são mais difíceis do que podemos imaginar, pois estão diretamente relacionadas a uma série de exigências químicas. Por isso, quando um incêndio acontece em um tanque de combustível, é possível afirmar que houve falha nos sistemas de prevenção ou falha da equipe.





Img - Por que algo líquido pega fogo?
+ Sobre essa Curiosidade: Fogo
Comentários:

Curiosidades Relevantes