CuriosidadeAnimaisPor que as aranhas não ficam presas em suas teias?

Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?

Img Mobile - Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?
Img - Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?




Muitas pessoas já devem ter se perguntado como as aranhas não ficam presas em suas próprias teias. A resposta para essa pergunta é simples: a aranha conhece sua teia melhor do que ninguém e é esperta o suficiente para não cair na própria armadilha.

No momento de construir uma nova teia, a aranha reveste todos os fios na forma de um aspiral com uma cola especial. Contudo, ela tem o cuidado de deixar alguns espaços secos para que ela possa se apoiar. Com isso, notamos que as aranhas deixam os fios do raio e da moldura da teia sem cola, pois é exatamente nessas áreas que ela vai se movimentar com todo o cuidado.

As aranhas também não ficam presas em suas teias porque apresentam unhas finas e muito delicadas. O aspecto das unhas ajuda a aranha a se equilibrar na teia, sem encostar na parte grudenta.

A aranha ainda costuma limpar suas garras para remover qualquer resíduo de sua substância adesiva. Mesmo com todos os cuidados, às vezes as aranhas acabam sim presas em suas próprias armadilhas, mas nesses casos elas conseguem se desgrudar.

De uma forma geral, as teias de aranhas que apresentam a característica grudenta têm o formato espiralado. A teia da aranha é um refúgio e uma estrutura para abrigar os casulos do inseto.

Então, a resposta para a pergunta inicial é que a aranha não se prende na sua teia porque é capaz de distinguir os fios secos, e ainda consegue produzir uma secreção que a protege da cola natural que fica sobre os fios de seda.





Img - Por que as aranhas não ficam presas em suas teias?
+ Sobre essa Curiosidade: Aranha Inseto
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Um inseto muito curioso | O louva-a-deus

    Este é um inseto de distribuição muito comum; pode ser encontrado nos jardins da maioria das casas, principalmente na periferia das cidades, nos campos e ma...
    Leram 183506 Vezes

  • Tudo sobre o Inseto Vaga-lume (Pirilampo)

    O Vaga-lume, também conhecido como pirilampo, é um inseto bastante curioso e interessante, que faz parte da categoria dos coleópteros, caracterizados pelas ...
    Leram 2415 Vezes

  • Qual o inseto mais forte do mundo?

    Existem espécies de insetos que, apesar de apresentarem pouco tamanho e uma estrutura corporal limitada, se destacam pela força que possuem. Ao determinar q...
    Leram 21961 Vezes

  • Curiosidades sobre Aranhas

    As aranhas viúvas negras (Latrodectus) são chamadas assim porque o macho após a cópula, acabam por perder o bulbo copulador morrendo em seguida, aparentando...
    Leram 41319 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Achamos Atlântida
  • O que é Alquimia?
  • Entenda a Radiação Infravermelha
  • Por que os médicos escrevem tão mal?
  • Qual a origem da geladeira?
  • Somos todos marcianos
  • Antigos objetos astecas podem ser a prova da existência extraterrestre
  • Por que sentimos vergonha alheia?

Você Sabia?

Senna conquistou 41 vitórias, 161 GPs, fez 2.750 voltas na liderança, 65 poles e ganhou 3 títulos mundiais.