CuriosidadeMundo BizarroPor que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?

Por que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?

Img Mobile - Por que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?
Img - Por que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?




O mundo vem passando por intensas mudanças climáticas, catástrofes ambientais, eventos climáticos extremos, entre outros fenômenos. No Brasil, um exemplo disso são as fortes chuvas de verão, que chegam acompanhadas por ventos e destruição.

As chuvas de verão no Brasil são tão intensas, em parte, por causa das mudanças climáticas globais, mas principalmente em razão de um fenômeno chamado El Niño. Não raramente, as chuvas do final e do início do ano trazem também as ocorrências de enchentes e deslizamentos, que já causaram várias mortes e grandes danos para os municípios brasileiros.

Em 2016, as chuvas intensas aconteceram em várias regiões do Brasil, especialmente em São Paulo. A alta precipitação tem relação direta com o El Niño, fenômeno climático cíclico, que atua sobre o Brasil há alguns anos.

O El Niño provoca as fortes tempestades de verão, com destaque para as ocorrências registradas em intervalos de dois a sete anos. O fenômeno é resultado de um superaquecimento das águas do Oceano Pacífico, que ocorre com prevalência entre os meses de dezembro e abril. O último El Niño de grande impacto e destruição histórica ocorreu em 1998.


O que dizem os especialistas?



Especialistas do clima afirmam que o El Niño vem afetando o Brasil com bastante intensidade desde o ano de 1982. O fenômeno atinge as diferentes regiões do país de maneira específica. Na região Sul, ele faz com que as temperaturas fiquem altas e as chuvas sejam frequentes. Já no Sudeste, ele intensifica o regime de chuvas e gera as tempestades de verão.

A influência do El Niño acontece em todos os países que estão na região da Costa do Pacífico. Além de aumentar a intensidade das chuvas, o fenômeno também prejudica a produção de alimentos.

No ano de 2015, o El Niño aumentou as chuvas principalmente na região Sul e tornou mais rigorosa a seca da região Nordeste. Esta situação também prejudicou os agricultores e as safras de muitos produtos.

Para o período de verão 2016/17, o Brasil deve ter chuvas mais distribuídas porque o El Niño está começando a perder força. Mesmo assim, os especialistas acreditam que o fenômeno vai continuar aumentando os riscos de fome e de doenças para milhões de pessoas, principalmente no continente Africano, no Caribe e nas Américas Central e do Sul. Esse evento também deve elevar as temperaturas globais.





Img - Por que as chuvas de verão no Brasil são tão intensas?
+ Sobre essa Curiosidade: Chuva Relâmpago Raio Trovão Tempestade Clima
Comentários:

Curiosidades Relevantes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Qual é a diferença entre reuso de matérias e reciclagem?
  • Quais os melhores sites de compras coletivas do Brasil?
  • As árvores artificiais para capturar CO2
  • Google proíbe anúncios on-line para venda de armas
  • 13 casos de celebridades que apresentam uma semelhança física impressionante
  • Como é produzida a ração animal?
  • Quais as leis mais bizarras do Brasil?
  • Tudo sobre o Redmi 2

Você Sabia?

É impossível lamber seu próprio cotovelo.