CuriosidadeMundo BizarroPor que "casa da mãe Joana"?

Por que "casa da mãe Joana"?

Img Mobile - Por que
Img - Por que




Os brasileiros estão acostumados a ouvirem a expressão “nossa, esse lugar parece a casa da mãe Joana”. Mas quem será essa tal mãe Joana, e por que a frase se tornou tão popular no Brasil?

A expressão casa da mãe Joana é utilizada para demonstrar que um lugar está bagunçado, confuso ou desorganizado. Essa frase surgiu no século XIV, como referência às aventuras vividas pela Rainha Joana I, de Nápoles.

A rainha Joana era envolvida com a cultura, com poetas e intelectuais. Ela era muito bonita e inteligente e acabou se casando com seu primo Andrew.

Pouco tempo depois do casamento, Andrew foi assassinado num crime que teve a participação de Joana. Como vingança, o irmão de Andrew ordenou a invasão de Nápoles em 1348.

Joana, então, se tornou uma fugitiva. Ela acabou se dirigindo para a França e se instalou num palácio.

Em sua vida de fuga, Joana se tornou autoritária. Ela passou a regulamentar os bordéis de Avignon, que ficaram conhecidos como ”Paço da Mãe Joana”.

Em 1382, Joana foi assassinada por seu sobrinho, Carlos de Anjou. A história chegou ao Brasil e acabou adaptada para “Casa da mãe Joana”.





Img - Por que
+ Sobre essa Curiosidade: Expressão
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • A Origem da Expressão OK

    OK significa tudo bem (all correct em inglês). No início do século XIX, em Boston, nos Estados Unidos, em vez de se usar as letras AC, que poderiam ser c...
    Leram 21848 Vezes

  • Qual a origem da expressão "Acabar em pizza"?

    Como é bom comer uma pizza no final de um dia complicado, não é mesmo? Nesses momentos, certamente, nos lembramos daquela famosa expressão popular “tudo aca...
    Leram 14029 Vezes

  • Origem da expressão Bug

    Os primeiros computadores eram grandes e utilizavam válvulas. Como consequência, as salas nas quais ficavam em funcionamento os tais "monstros" (em comp...
    Leram 15700 Vezes

  • Origem da expressão - Bode Expiatório

    Na época do Templo de Jerusalém, durante as cerimônias hebraicas do Yom Kippur, um bode expiatório era separado do rebanho e deixado só na natureza selvagem...
    Leram 19884 Vezes