CuriosidadeCotidianoPor que é mais comum crianças pegarem piolho?

Por que é mais comum crianças pegarem piolho?

Img Mobile - Por que é mais comum crianças pegarem piolho?
Img - Por que é mais comum crianças pegarem piolho?




Os piolhos são insetos que fazem parte da ordem Phthiraptera. Este bichinho terrível adora habitar a cabeça dos seres humanos, especialmente das crianças. Mas você sabe por que os pequenos são as vítimas preferidas dos piolhos?

Ao contrário do que você possa imaginar, não existe uma explicação biológica para a infestação de piolhos nas cabeças das crianças. A verdade é que elas são mais atingidas por estes insetos porque estão mais vulneráveis.

A espécie de piolho que vive no ser humano é chamada de Pediculus capitis. O inseto infesta os cabelos dos hospedeiros com o objetivo de sugar o sangue, alimento da espécie.

Ao picar o couro cabeludo, o piolho retira o sangue necessário para sua nutrição, causando aquela tradicional coceira, tão incômoda.


Por que as crianças?



As crianças são vítimas frequentes dos piolhos porque estão rotineiramente em creches e escolas, ambientes por onde os insetos circulam nas cabeças de outros pequenos. Ao manterem um contato próximo no dia a dia e dividirem objetos como pentes, bonés e almofadas, as crianças passam os piolhos umas para as outras.

Já no ambiente dos adultos, o contato entre as pessoas costuma ser mais distante, com mais formalidade. Dessa forma, mesmo que um adulto esteja com piolho, fica mais difícil passar para os colegas de trabalho.

Sendo assim, a infância é realmente a fase de risco para o surgimento dos piolhos. Como as crianças são mais sensíveis, a infestação dos insetos se torna mais rápida.

Existem alguns pesquisadores que afirmam que os piolhos podem preferir as cabeças das crianças por questões hormonais. Segundo os cientistas, a presença dos hormônios cairomônios poderia tornar o sangue das crianças mais apetitoso para os insetos, mas isso ainda não foi comprovado.

Ainda de acordo com os biólogos, os principais períodos de transmissão e infestação de piolhos acontecem em janeiro e agosto, nos meses de volta às aulas, depois do período de férias. Vale dizer que os piolhos existem em todas as regiões do planeta e infestam pessoas de todas as classes sociais e etnias.

Em geral, o tempo de vida de um piolho dura um mês. Neste período, ele pode colocar até 100 ovos, que são as famosas lêndeas. Uma infestação média de piolhos na cabeça de uma criança pode ter cerca de 50 insetos. As áreas da nuca e das orelhas são as preferidas pelos insetos para colocar os ovos.

O tratamento mais recomendado para acabar com o problema é feito à base de shampoos específicos e loções contra piolhos. O bom e velho pente fino também deve ser usado no combate ao inseto!





Img - Por que é mais comum crianças pegarem piolho?
+ Sobre essa Curiosidade: Criança Saúde Higiene
Comentários:

Curiosidades Relevantes

  • Como adotar uma criança?

    A realidade de quem espera a chance de adotar uma criança não é nada fácil no Brasil. A lista de pais que esperam a oportunidade de adotar é grande, mas a b...
    Leram 4561 Vezes

  • Lenda Urbana - Quadro da Criança

    A Lenda: Esse não é um brinquedo, ou brincadeira, mas entra na lista pelo alto grau de bizarrice. Trata-se de um quadro, muito popular na decoração de casa...
    Leram 54448 Vezes

  • Cor do xixi e do cocô X saúde

    A cor do xixi e do cocô tem uma relação direta com a saúde humana. As necessidades fisiológicas podem ser indicativos de que algo não vai bem no organismo e...
    Leram 27979 Vezes

  • Barba protege a saúde?

    Os barbudos de plantão ficarão muito contentes ao lerem essa notícia: um estudo mostrou que a barba pode proteger a saúde. É fato que muitas mulheres não...
    Leram 22310 Vezes

  • O perigo do glúten para a saúde

    Muitas embalagens de alimentos estampam a frase “não contém glúten”. Mas o que será o glúten e como ele age no organismo humano? O glúten é uma proteína ...
    Leram 13753 Vezes

  • Tudo pela saúde pública - Oswaldo Cruz

    Oswaldo Gonçalves Cruz, médico e sanitarista brasileiro, fundador da medicina experimental no Brasil, nasceu em 5 de agosto de 1872, em São Luís de Paraitin...
    Leram 17241 Vezes

Nos siga

O site dos curiosos.

Curiosidades Diversas

Veja também

  • Alguns casos de OVNIS de 2012
  • Cientista defende que os animais também pensam
  • Benjamin Franklin não descobriu a eletricidade
  • Curiosidades sobre a Austrália
  • Quais lugares no mundo possuem o horário de verão?
  • Idade da Terra
  • Porque o elétron não vai de encontro ao próton
  • O calor faz mal para o cérebro?

Você Sabia?

A cadeira elétrica foi inventada por um dentista.